Secretaria de Mobilidade Urbana realiza ações de conscientização no trânsito

A Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Mobilidade Urbana, realiza até sexta-feira, 25, várias ações da campanha de conscientização ao uso do celular no volante.

Das 8h às 9h, agentes da Guarda Civil Municipal entregam panfletos nos principais cruzamentos da cidade. O mascote da campanha “Foca no Trânsito, foca na direção” também participa das intervenções.

A campanha faz parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, junto ao governo do Estado e DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), e tem como objetivo instruir a população e reduzir em 50% os índices de infrações pelo uso de celular e falta de cinto de segurança.

Segundo o assessor executivo da Mobilidade Urbana, Reginaldo Frare, no primeiro semestre de 2017 já foram registradas quase duas mil infrações de trânsito pelo uso de celular. Em 2016 foram quase quatro mil.

“Quem usa o celular dirigindo, além de se distrair e causar acidentes, gera lentidão no trânsito. Araçatuba tem 164 mil veículos circulando e por isso o trânsito já é complicado. Com o uso do celular o fluxo fica mais prejudicado”, explicou.

Frare também ressaltou que o número de mortes causadas por acidentes de trânsito vem caindo na cidade. Em 2014, foram registradas 40 mortes no trânsito em Araçatuba. No ano seguinte, foram 26 e, em 2016, 24 mortos.

“No primeiro semestre deste ano foram nove mortes por acidentes de trânsito. O número caiu bastante, mas o ideal é que ele seja zerado. Campanhas como as que estamos fazendo servem para salvar vidas”.

A educação e a gentileza no trânsito são fundamentais para diminuir o número de acidentes e melhorar o tráfego em toda a cidade.

“Se o condutor tiver educação e gentileza, vamos reduzir o número de acidentes”, concluiu Frare.

Os pitstops foram realizados segunda-feira na Avenida dos Araçás com a rua Duque de Caxias; na terça, no cruzamento da Luiz Pereira Barreto com a Cussy de Almeida e ontem aconteceu na Rua do Fico com a Araçás.

Segundo a secretaria, os motoristas estão receptivos às informações fornecidas na campanha, o que indica que o trabalho está atingindo o objetivo.

Hoje a ação será na Praça Rui Barbosa com a Luiz Pereira Barreto e na sexta, na avenida Pompeu de Toledo com a rua Duque de Caxias.

Karen Mendes -Araçatuba

você pode gostar também