Programa Parlamento Jovem Brasileiro terá aluno de Araçatuba

Aluno de Araçatuba é um dos 78 selecionados no Brasil para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro. Leilson César Martins Cândido da Silva, da Escola Estadual Professora Altina de Moraes Sampaio, irá para Brasília participar de uma jornada de simulação parlamentar, entre os dias 25 e 29 de setembro.

Para se inscrever, os jovens tiveram que elaborar um projeto de lei de sua própria autoria. Leilson, de 16 anos, enviou uma proposta de emenda à Constituição para transferir para o governo federal os encargos salarias e recursos humanos dos professores da rede pública estadual.

De acordo com a proposta, ficaria sob a tutela dos Estados a manutenção da infraestrutura das escolas estaduais. “Minha ideia com essa proposta foi dividir as responsabilidades de estrutura e de pessoas para não sobrecarregar os governos e aumentar a qualidade do ensino”, explica Leilson.

O estudante, que cursa o segundo colegial, soube do programa através de um professor, que buscava alunos para participar do projeto.

Leilson conta que até então não se interessava pela política, mas que agora está curioso para saber como é a vida de um parlamentar. “Participar desse programa despertou em mim uma curiosidade sobre a vida política e sobre como posso contribuir com meu país através dela”, ressalta o jovem.

Junto com outros 77 jovens de todos os estados brasileiros, Leilson vai vivenciar o dia a dia da Câmara dos Deputados durante uma semana.

Eles serão empossados como deputados jovens e terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.

O Programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma realização da Câmara dos Deputados, em parceria com as Secretarias de Educação estaduais.

Karen Mendes – Araçatuba

você pode gostar também