Dicas para não errar na pintura de casa

Para dar uma cara nova à casa, pintar a parede pode ser uma boa escolha! Relativamente baratas, existem muitas opções de tintas e cores que podem dar um visual novo a qualquer ambiente.

Se você optar por fazer a pintura sozinho (a)  é possível economizar ainda mais, basta se atentar a alguns detalhes para deixar o seu trabalho com a qualidade de quase um profissional!

Se atente ao clima!

Acredite ou não, a previsão do tempo é importante para a pintura. Em dias muito chuvosos, quando há muita umidade, a tinta demora muito tempo para secar, o que faz com o que o tempo de espera para as próximas demãos seja maior. Tente esperar um dia de sol para fazer a pintura da sua casa!

Providencie todos os materiais necessários!

Lixa, pincel, rolo de pintura, bandeja para tinta, fita crepe, jornais e papelão para cobrir o chão e os móveis. Uma outra dica bacana é colocar um elástico ao redor da lata de tinta, onde você possa tirar o excesso do pincel mais facilmente e evitar o desperdício de tinta.

Cubra possíveis defeitos da parede

Se a parede estiver com algum buraco ou imperfeição, lixe antes ou corrija com massa corrida. Se a tinta estiver descascando, o ideal é retirar toda a camada descascada com a lixa, para só depois aplicar a tinta.

Limpe a parede

Água e detergente são o suficiente para deixar a parede livre de algumas sujeiras. Mas se houver mofo, o ideal é usar água sanitária.

Remova tomadas e interruptores

Para garantir que não vão se sujar, você pode removê-los temporariamente. Além disso, cubra maçanetas e rodapés.

Calcule corretamente a quantidade de tinta

Meça a parede na horizontal e multiplique pelo pé direito. Essa será a área a ser pintada. Há alguns sites de tinta que já apresentam um simulador de quantidade de tinta online para facilitar os cálculos. Em geral, 2 ou 3 demãos são o suficiente para cobrir perfeitamente a superfície, então multiplique a área pelo número de demãos que você pretende dar!

Escolha o tipo adequado de tinta

 Algumas tintas para parede são melhores para ambientes úmidos por serem insolúveis em água, outras sujam com menos facilidade. Pergunte ao vendedor qual dos tipos melhor se aplica ao ambiente que você quer pintar!

Se comprar mais de uma lata da mesma cor, misture as tintas

Se as latas tiverem datas de fabricação diferentes, pode haver diferenças em suas tonalidades. Assim, o melhor é misturar os galões para que não haja diferenças visíveis nas cores das paredes.

Agora é só colocar as mãos na massa e deixar sua casa com mais cor!

Da Redação

você pode gostar também