Alunos três-lagoenses representam o estado na 9ª edição da Olímpiada Nacional de História

Os estudantes três-lagoenses Mariana de Oliveira Risso, 17 anos, Luiz Felipe Biancolin, 17 anos e Lígia Maurino de Almeida Prado, 16 anos, do 3º ano do colégio UniTrês Objetivo, estão entre os finalistas da 9ª edição da Olímpiada Nacional de História, organizada pela Unicamp – Universidade de São Paulo. A equipe viaja hoje(18), e participará da fase final no dia (19) e no dia seguinte (20), acontece à cerimônia de premiação nas dependências da instituição.

Os estudantes de Três Lagoas disputaram a vaga com 12 mil equipes inscritas de todo país. Eles foram a 1ª equipe selecionada do estado de Mato Grosso do Sul e que tem agora uma missão muito importante, representar o estado na competição.

Além do foco nos estudos, o professor de História e orientador da equipe, Matheus Santiago Gonçalves, garante que seu grupo está preparado para a competição após horas de estudos e dedicação. “Para eles é um presente. A Olímpiada vem para valorizar o aluno que gosta da disciplina porque é uma competição. E poder estar na final e representar o estado é bastante satisfatório. Estamos orgulhosos deles”, destaca.

Conforme o professor, essa é a segunda vez que a equipe participa do evento. No ano passado os alunos não se classificaram. Ele destaca ainda que a equipe está bem preparada, mas independente do resultado, eles já são vitoriosos pelo feito. “Na verdade a gente gosta de história, então, eu espero que essa competição seja uma experiência gostosa e divertida. A prova tem um alto nível de stress, e espero que os alunos possam aproveitar cada minuto, conhecendo a Unicamp e outros alunos do Brasil inteiro que também gostam de história”, reforça.

A competição consiste em responder questões virtualmente em formato múltipla escolha. Após as questões há tarefas que devem ser escritas a punho, relatando historias e textos baseados em fontes e números. Após a disputa, acontece uma cerimônia de premiação.

Mariane Martins

você pode gostar também