Câmara de Penápolis entrega título de Pai do Ano

O professor universitário Rubens José Ferreira Parladore recebeu nesta sexta-feira (11) o título de Pai do Ano, entregue pela Câmara dos Vereadores de Penápolis. Rubens é casado com a também professora universitária Renata Cortez Parladore, com quem tem um filho de 18 anos, Enzo Cortez Parladore. A homenagem foi uma proposta do vereador Rubinho Bertolini, presidente da Casa, que se inspirou da dedicação de Rubens ao filho. A família mora em Penápolis.

Enzo nasceu com amiotrofia espinhal tipo 1, doença degenerativa de origem genética que debilita os músculos responsáveis pela sustentação do corpo. Por conta da situação, a vida do casal mudou completamente e eles passaram a se dedicar integralmente ao único filho. Segundo a Aame (Associação Amigos da Atrofia Muscular Espinhal), essa rara doença atinge uma pessoa para cada 10 mil nascimentos, sendo que apenas um fica doente a cada 50 portadores.

Entretanto, a família lutou junto com Enzo e vem vencendo, desde seu nascimento, as dificuldades que surgiram no dia a dia. Um exemplo disso foi o método de comunicação alternativa inventado por sua mãe quando ele era criança. Hoje, pelos movimentos faciais Enzo se comunica com a família e o rapaz já aprendeu inglês com o pai e espanhol com a mãe.

Amigos e familiares de toda a região se manifestaram nas redes sociais comemorando a homenagem a Rubens. “Vocês são fantásticos, exemplos para muitos pais. Este reconhecimento é mais que merecido, você é um pai e amigo fantástico”, disse André Luiz Crevelaro Gracia. A homenagem foi instituída pela Câmara de Penápolis em 1998 por iniciativa do então vereador Célio de Oliveira, atual prefeito.

Fernando Verga

você pode gostar também