Skatistas cobram melhorias na Praça da Juventude

Grupo de skatistas de Araçatuba se reuniu no início da noite desta sexta-feira (11) com o prefeito Dilador na Praça da Juventude, onde apresentaram um relatório sobre os problemas do local e reivindicaram manutenção. De acordo com Arnaldo dos Santos Júnior, a situação mais crítica é com relação à iluminação. “A maioria do pessoal só pode aproveitar a pista durante a noite, mas as lâmpadas estão praticamente todas apagadas por que roubaram a fiação”, disse. O encontro foi intermediado pela vereadora Beatriz Soares e também participou o secretário de Planejamento, Ernesto Tadeu Consoni.

Além de reestabelecer a iluminação da pista de skate, que é uma das maiores do Brasil, os atletas solicitam o reposicionamento do bebedouro. “Fica distante de onde ocorre a movimentação do público e está em condições precárias”, diz Júnior. Também cobraram pela colocação de lixeiras, bancos e pintura, além da instalação de guard rail para evitar quedas para fora da pista. Para Júnior, além desta manutenção é necessário aumentar o monitoramento da Guarda Municipal. “O que estão fazendo é vandalismo e nós que usamos tentamos cuidar como podemos, mas precisamos de ajuda”, reforçou.

Os atletas explicaram a Dilador que o skate se tornou um esporte olímpico e que o Brasil é o segundo país com mais praticantes. Para Júnior, esse é mais um motivo para investir na pista. “Muita gente da região vem aqui praticar, famílias vêm aqui para ver os filhos brincarem e isso está crescendo muito”, disse. O prefeito se comprometeu a colaborar com os atletas, mas cobrou uma contrapartida. “Quem cuida é a comunidade e quem usa, que são os skatistas. Então vocês tem que conversar com os moradores do bairro e avisar quando perceberem algo”, disse.

A PRAÇA
A Praça da Juventude, batizada como “Albano Ventura”, mas também conhecida como skatepark ou pistinha, foi inaugurada em junho de 2013 e está localizada ao lado do Zoológico Municipal e próxima à Lagoa do Miguelão. Foi um investimento de R$ 722 mil feito pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e a obra foi executada pela empresa Construata Engenharia. No dia da inauguração mais de 200 skatistas estiveram no local para a estreia da pista.

Fernando Verga

 

você pode gostar também