Aracanguá retoma atividades do programa ‘Sempre Bela’

Interrompido há cerca de cinco anos no município, o programa ‘Sempre Bela’, que oferece cursos profissionalizantes na área de beleza, foi reativado em Santo Antônio do Aracanguá e voltou a ser uma alternativa de qualificação profissional, para pessoas que querem aprender a lidar com cabelo, unha, maquiagem e depilação.

A iniciativa é a receita adotada pela prefeitura, por meio do departamento de Desenvolvimento Social, que aplica recursos provenientes do município, com o apoio do governo estadual e da União, para atender beneficiários de programas sociais desenvolvidos na cidade e outras pessoas que buscam uma oportunidade de se qualificar profissionalmente.

A diretora do departamento de Desenvolvimento Social, Valdete Aparecida Miguel, idealizadora da retomada do programa, explica que o projeto já está em pleno funcionamento em uma sala totalmente equipada no centro administrativo, localizado próximo ao centro de saúde, e já atende cerca de 80 pessoas que começaram, neste mês, a freqüentar os cursos de cabeleireiro, designer de sobrancelhas, maquiagem, depilação, manicure e pedicure. “O objetivo do projeto é ensinar as pessoas da comunidade que tenham vontade de trabalhar na área voltada a beleza, propiciando qualificação profissional, gerando emprego e renda para fortalecer o orçamento familiar”, disse a diretora.

Divididos em módulos, a maioria dos cursos tem duração de dois meses e ocorrem as segundas e terças-feiras, das 12h às 14h, das 14h às 16h e das 17 às 21h. No final de cada módulo, os alunos receberão seus respectivos certificados e sairão habilitados para trabalhar na área escolhida.

Além de promover a capacitação profissional, outro benefício do projeto é atender gratuitamente crianças nas escolas com cortes de cabelos e pessoas da comunidade em situação de vulnerabilidade, oferecendo serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure.

Em visita a um dos períodos de aula, o prefeito Rodrigo Santana (DEM), destacou a importância dos investimentos no programa que beneficia a comunidade com qualificação profissional e representa também uma prevenção contra o desemprego. “É um investimento que vale a pena porque além da qualificação profissional, encaminha as pessoas que têm afinidade com a área da beleza, permitindo que elas possam no futuro conquistar vagas no mercado de trabalho com maior facilidade ou mesmo montar a sua própria estrutura para trabalhar”, disse o prefeito.

Segundo a prefeitura, as pessoas interessadas em participar das próximas turmas, deverão antecipar a inscrição no departamento de Desenvolvimento Social, localizado na Rua Ferreirinha, 579, próximo ao Centro de Saúde, em horário comercial. Mais informações pelo telefone 3639 1229.

Da Redação

 

você pode gostar também