Casos de incêndio na região aumentam 84%, segundo 20º GB

O 20º Grupamento de Bombeiros de Araçatuba divulgou, com exclusividade ao O LIBERAL, os números de ocorrências de incêndio em vegetação natural em 15 cidades da região que são acompanhadas pelo PB-Araçatuba.

Entre 1º de maio e 31 de julho deste ano foram registrados 204 casos, um número 84% maior do que o registrado no mesmo período de 2016, quando ocorreram 112 casos de incêndio.

Durante esse considerado período crítico, o 20º GB realiza a Operação Corta Fogo, com apoio das prefeituras, usinas da região e brigadistas das cidades acompanhadas. Na operação, os parceiros adotam medidas de prevenção, controle, monitoramento e combate aos incêndios.

O 20º GB informou ainda que as equipes que atuam no atendimento e combate a incêndios contam com no mínimo sete integrantes, mas esse número pode variar de acordo com a dinâmica da ocorrência, podendo envolver inclusive caminhões pipa.

IMPACTO NA RESPIRAÇÃO

Com as queimadas, a qualidade do ar piora por causa da fumaça e aumenta a procura por itens como aparelhos umidificadores de ar.

Farmácias tradicionais da cidade, como a Drogaria Avenida e a rede de farmácias Princesa, informam que as vendas dos aparelhos aumentaram muito nesses meses secos, fazendo com que equipamentos que estavam parados nos estoques fossem vendidos.

Com preços que variam entre R$ 89,90 e R$ 228,50 os umidificadores são indicados para melhorar a qualidade do ar nessa época do ano, principalmente em ambientes com crianças e idosos.

Karen Mendes – Araçatuba

você pode gostar também