Unisalesiano auxilia em campanha de vacinação contra raiva animal

Alunos do curso de Medicina Veterinária do Unisalesiano auxiliarão a Prefeitura de Araçatuba na Campanha de Vacinação contra Raiva, que será realizada entre os meses de agosto e setembro deste ano.

Na manhã do dia 7 de agosto, cerca de 70 estudantes do 2º e 4º termos participaram de uma capacitação prática promovida pelo professor Rafael Cipriano, coordenador do curso de Medicina Veterinária.

O profissional orientou a turma sobre a aplicação das doses, o tempo mínimo de intervalo entre uma imunização e outra, o preenchimento da carteirinha de vacinação, a importância do uso de equipamentos de higiene, entre outras informações.

A campanha será realizada nos dias 12, 19, 26 e 27 de agosto e 2 e 3 de setembro. “Os alunos do Unisalesiano irão compor as equipes de vacinação e ficarão espalhados por todo o município”, disse Cipriano.

Para o professor, a importância dessa participação é que os acadêmicos aprendem a organizar uma campanha, vacinar os animais e avaliar aqueles que estão aptos a tomar a dose, sendo somente os que estão saudáveis e acima de quatro meses de idade.

Já a Prefeitura orienta os proprietários a levarem os animais com coleira, guia e focinheira, no caso dos cães, e os gatos em caixas próprias para o transporte com segurança. No Brasil, a vacina contra raiva é gratuita e encontra-se disponível em toda a rede do SUS (Sistema Único de Saúde). Não tem contraindicação.

Da Redação

você pode gostar também