Inpe monitora focos de incêndio em tempo real

O tempo seco e a baixa umidade do ar favorecem a ocorrência de incêndios e queimadas. Em Araçatuba, casos como esses estão aumentando devido a acidentes, queimadas ilegais e dinâmica agrícola.

Para identificar os locais onde esses incidentes ocorrem, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) monitora diariamente focos de incêndio por todo o país.

O InfoQueima é o programa de monitoramento por satélites que consegue identificar qualquer incêndio em qualquer parte do Brasil.

O programa atualiza seus dados a cada três horas, todos os dias do ano. No total, são processadas cerca de 250 imagens por dia. Ele consolida todas as informações em um relatório diário automático, com tabelas e gráficos que permitem uso inteligente das informações para trabalhos de combate aos incêndios, principalmente brigadas de bombeiros e secretarias do meio ambiente.

De acordo com o instituto, ações para identificar queimadas são realizadas pelo Inpe desde a década de 1980 e foram sendo melhoradas à medida em que as tecnologias foram melhorando.

Hoje com satélites mais precisos é possível acessar dados em tempo real e agir no combate aos focos de incêndio com mais rapidez e eficácia.

O coordenador do monitoramento de queimadas do Inpe, Alberto Setzer, destaca que a maior contribuição do InfoQueima, desde sua criação até agora, foi a possibilidade de mostrar a relação entre as queimadas e as mudanças climáticas.

”Foi esse trabalho que mostrou a dimensão das queimadas e do desmatamento no Brasil naquela época, com impactos extremamente relevantes dos pontos de vista ambiental, climático e científico”, afirma.

Alberto Setzer também alerta que devido às dimensões continentais do Brasil, o monitoramento de queimadas em imagens de satélites é imprescindível, pois existem muitas regiões remotas, sem meios intensivos de acompanhamento.

REGIÃO

Na região há trabalho de fiscalização e até multa para quem provoca incêndio. Em Três Lagoa s várias pessoas já foram multadas.

Da Redação – Araçatuba

você pode gostar também