Home Cidades Aldeia Indígena Icatu terá Centro Cultural

Aldeia Indígena Icatu terá Centro Cultural

3 tempo de leitura
0
0
310

A Prefeitura Municipal de Braúna conquistou emenda parlamentar no valor de R$ 243.750,00 para a construção do Centro Cultural da Aldeia Indígena Icatu, que fica no município localizado há cerca de 45 km de Araçatuba. A emenda foi destinada pelo deputado federal Nelson Marquezelli. A notícia foi divulgada pelo prefeito Flávio Giussani, que tem dedicado atenção especial aos indígenas do município no início de seu mandato.

“O município de Braúna tem um enorme orgulho em ter em sua área a Aldeia e vai lutar sempre, ao lado das lideranças indígenas e sua população, para manter viva a cultura dos povos que ali vivem e que descendem das etnias Kaingang e Terena”, disse o prefeito. Para a professora terena Edilene Pedro, que leciona na Escola Indígena Índia Maria Rosa, localizada na aldeia, trata-se de uma conquista importante. “É uma notícia boa para nós do Icatu. Temos que resistir sempre para que existam Kaingangs e Terenas. Somos gratos”, afirma Edilene.

A ALDEIA
A Aldeia Icatu foi criada em 1914 e completou 100 anos em 2014, tendo surgido após o processo de pacificação, iniciado em 1912 pelo Serviço de Proteção aos Índios na região por conta das disputas territoriais entre indígenas e brancos por causa da chegada da ferrovia. Ao longo de sua história foi, também, um posto de repressão para onde índios desobedientes eram enviados. Icatu, que está localizada há 8 km de Braúna, foi a primeira aldeia demarcada pelo Governo no Estado de São Paulo.

HOMENAGEM
Recentemente os indígenas do Icatu estiveram em Araçatuba para receber uma homenagem na Praça Rui Barbosa. A Prefeitura de Araçatuba instalou no local a escultura Índio Kaingang, do artista Mário Bueno. O trabalho é resultado do Concurso de Apoio a Projetos de Valorização e Preservação da Memória, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em 2016. O objetivo da competição foi selecionar projetos que se relacionem com fatos históricos de Araçatuba e o artista foi contemplado na categoria de escultura.

Da Redação

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…