Hospital promove hoje workshop sobre Tecnologia Assistiva

O Hospital Neurológico Ritinha Prates oferece nesse sábado (5) um workshop sobre Tecnologia Assistiva (TA). O evento é gratuito e é aberto a terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. A palestra será ministrada pelo especialista no assunto, Rafael Alves, que já participou de um treinamento sobre TA em Estocolmo, na Suécia. Para o evento, são esperados cerca de 30 profissionais.

Tecnologia Assistiva são todos os recursos que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais da pessoa com deficiência (PCD) ou que tenha mobilidade reduzida. “Ela (Tecnologia Assistiva) ajuda a promover independência, inclusão e qualidade de vida. Além de ampliar a comunicação, mobilidade, controle do seu ambiente, integração com a família e a sociedade”, explica Simone Silva Schiavon Ferreira, terapeuta ocupacional do Ritinha Prates.

De acordo com a profissional, alguns recursos de Tecnologia Assistiva já são utilizadas no dia a dia do Hospital Ritinha Prates, como auxílios para a vida diária (colheres adaptadas e copos), projetos arquitetônicos e de acessibilidade, órteses, adequação postural, auxílios (recursos de estimulação) para visão subnormal. “Estamos elaborando também projetos solicitando recursos de acessibilidade ao computador”, completa a terapeuta ocupacional.

NO BRASIL

O termo Assistive Tecnology, traduzido no Brasil com Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecido com Public Law 100-407, e foi renovado em 1998 com Assistive Techonology Act 1998.

DA REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também