Amamentação humanizada é tema de campanha da Prefeitura

“Engana-se quem acha que é uma campanha de leite. É uma campanha de vida”. Essa foi a frase usada pela vice-prefeita Edna Flor durante a abertura da 5ª Jornada de Aleitamento Materno – Agosto Dourado, um evento promovido pela Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A cerimônia de abertura ocorreu nesta sexta-feira (4), no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge, e contou com a presença de autoridades, servidores municipais, representantes de entidades ligadas à saúde e da população em geral.

Com o tema “Amamentar Vale Ouro”, a campanha foi organizada pelas equipes dos setores de Urgência e Emergência e Atenção Básica, com o intuito de promover o ato de amamentar. Para a secretária de Saúde Carmem Silvia Guariente, este ato exige experiência, cuidado e muito carinho. “Nós da saúde sempre explicamos às puérperas que alimentar seu filho com leite materno deve ser um ato humanizado, com muita responsabilidade e amor”.

Na oportunidade, a coordenadora do Banco de Leite Humano de Araçatuba, Jesiela Passarini, palestrou a respeito dos mitos e verdades acerca do aleitamento e das condições atuais para doações no Banco de Leite de Araçatuba. Em seguida, a pediatra Lúcia Emy Saiki Van Onselen comentou a respeito dos aspectos práticos da amamentação e as técnicas que devem ser utilizadas durante esse processo e abriu um espaço para o público tirar suas dúvidas a respeito do tema.

O cronograma de atividades continua na semana seguinte, com palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Unidades Básicas de Saúde. No dia 26, último dia da campanha, haverá um mamaço coletivo seguido de atividades culturais e recreativas na praça Getúlio Vargas às 10 horas.

DA REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também