Unisalesiano realiza reunião pedagógica para início do 2º semestre

O Unisalesiano de Araçatuba promoveu uma reunião pedagógica entre reitoria, coordenadores e professores para dar início ao segundo semestre do ano letivo de 2017. O evento foi realizado na manhã do dia 29 de julho, no auditório Papa Francisco, no bloco C do campus universitário.

Os participantes foram recebidos com cânticos entonados pelos integrantes da Pastoral Universitária, seguido da abertura feita pelo Pe. Ademir Lima de Oliveira, pró-reitor de Pastoral. Ele citou que o mês de agosto é de muita alegria para as obras salesianas pelo fato de ser celebrado o nascimento de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana. “Dom Bosco é conhecido como o homem dos sonhos e usava a pedagogia dos sonhos para educar os jovens”, disse.

O reitor do Unisalesiano, padre Luigi Favero, aproveitou a oportunidade para informar que, apesar da crise que assola o país, inclusive no ensino superior, a universidade vive uma situação estável. “Há tempos fazemos ‘ ginástica’ para reduzir despesas. Mas, é claro que teremos ajustes”, afirmou.

Padre Luigi citou também o amor de Dom Bosco por Nossa Senhora, que chegou a mudar a data de seu aniversário para coincidir com o dia da festa de Nossa Senhora da Assunção, em 15 de agosto. “Ele sempre dizia que tinha nascido no dia 15, mas era dia 16 a data de seu nascimento. Dom Bosco queria que sua vida fosse protegida por Nossa Senhora e, em tudo, buscava a benção de Nossa Senhora Auxiliadora”, explicou, antes de transmitir a benção aos participantes da reunião.

Em seguida, algumas ações que ocorreram ao longo deste ano foram citadas, como a viagem dos alunos de Araçatuba e Lins às aldeias indígenas, no Mato Grosso, que fez parte do projeto “Voluntariado Missionário”. Também foram anunciadas a atividades previstas para este segundo semestre. A coordenadora do curso de Biomedicina, Engenharia de Bioprocessos e Ciências Biológicas, Rossana Abud Cabrera Rosa, explicou sobre a Jornada da Família, que ocorrerá entre os dias 21 e 24 de setembro. “As atividades são baseadas na carta do Papa Francisco cujo tema é amor na família”, completou. Dentre o cronograma da jornada estão a Caminhada da Família e a Corrida Unisalesiano, marcadas para o dia 24 de setembro.

Houve ainda a explanação sobre as metodologias ativas que, segundo o pró-reitor acadêmico, André Ornellas, já são utilizadas por 60 professores da universidade. “Um dos exemplos de sucesso do uso de metodologias ativas é a queda drástica da reprovação entre os alunos de engenharia, que baixou de 30% para 1,8% nos últimos anos”, lembrou.

Segundo coordenador do curso de Direito, Helton Laurindo Simoncelli, a intenção do uso das metodologias ativas é tornar dinâmica as aulas. “Não dá mais para continuar com a mesma sala de aula de 400 anos para cá. Temos que saber usar a tecnologia a nosso favor”, comentou Simoncelli, que, neste ano, participou de uma capacitação sobre o assunto no UniSAL Lorena – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, junto com os professores Aline Emy Takiy de Oliveira (engenharia) e Anderson Kanegae (tecnologia).

DA REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também