Vendas do varejo devem crescer até 7% em agosto devido ao Dia dos Pais

As vendas do comércio varejista paulista devem atingir R$ 52,3 bilhões em agosto, mês do Dia dos Pais, crescimento de 7% em termos reais em relação ao mesmo mês de 2016. As projeções são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em Araçatuba, o presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (Alca), César Braga, a expectativa é de aumento nas vendas da ordem de 5%. Para facilitar as compras para o Dia dos Pais, no dia 11 (sexta-feira), o comércio vai funcionar das 9 às 22 horas e no dia 12 (sábado), das 9 às 18 horas.

Segundo César Braga, os segmentos mais beneficiados são de lojas de vestuário, tecidos e calçados, eletroeletrônicos e perfumes. “Acreditamos que pela data comemorativa, deve apontar alta de 5% nas vendas em agosto, na comparação com o mesmo período do ano anterior”, disse o presidente da Alca. Ele disse que vários empresários estão com promoções especiais para girar o estoque. “Temos informações de que há lopjas vendendo pelo preço de custo para movimentar o estoque. Outros estão parcelando mesmo na promoção”, acrescentou.

Para o presidente da Alca, o cenário de instabilidade política não deve comprometer as vendas no varejo, pois a economia começa a dar sinais de recuperação. “Estamos confiantes”, resumiu César Braga, afirmando que os estabelecimentos devem se preparar para o aumento das vendas e fazer promoções.

NO ESTADO
Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, é importante ressaltar que as projeções se referem às vendas totais do varejo no mês, não estando, necessariamente, embasadas no movimento decorrente da data comemorativa no período. A possível expansão no faturamento do setor no período, segundo a Entidade, significa que as turbulências do cenário político, ao menos até o momento, não irão comprometer a trajetória de recuperação do movimento varejista até aqui observada.

Para a Federação, a combinação positiva de elementos determinantes do consumo, como a queda notória da inflação, o ciclo de cortes na taxa básica de juros e a elevação na renda agrícola – em razão do forte aumento de exportações de commodities, em que São Paulo tem grande presença – fundamentam a melhora nos indicadores de confiança dos consumidores, gerando, assim, um ambiente favorável ao crescimento das vendas.

PRESENTES MAIS BARATOS
Para os filhos que desejam presentear os pais, existem itens atrativos tanto no grupo de vestuário, calçados e acessórios quanto no de eletrônicos, pois apresentaram queda de preço ou alta inferior à inflação do período. O microcomputador, por exemplo, está muito mais barato do que no ano passado (-20,77%), enquanto os preços de aparelhos de som e de DVD caíram 3,63% e 2,76%, respectivamente. O preço do televisor subiu apenas 1,64% no acumulado dos últimos 12 meses até junho.

No grupo de vestuário e calçados, os produtos mais atrativos pela baixa nos preços ou por terem subido pouco no período são: agasalho masculino (-3,60%), calça comprida masculina (-0,39%) e camisa/camiseta masculina (2,29%). Segundo a Entidade, isso deve motivar ainda mais a procura por esses produtos neste ano, que já são os mais desejados como presente.

Ainda dentro desse grupo, apresentam alta de preços acima da inflação média no período os itens: tênis (14,60%) e sapato masculino (7,26%). Complementam a lista de possíveis presentes perfumes e instrumentos musicais, que estão 3,5% e 0,33% mais caros, respectivamente, do que no ano passado.

Da Redação

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