Festival de Comida de Buteco será na para Praça João Pessoa

O Buteco Legal, festival de comida de boteco de Araçatuba que acontece entre novembro e dezembro, está com novo endereço a partir deste ano. A Secretaria Municipal de Turismo, uma das organizadoras do evento, transferiu a programação para a Praça João Pessoa, no bairro Higienópolis, ao invés de mantê-la na Praça São Joaquim. Apesar de estarem bem próximas uma da outra, a apenas 680 metros de distância, a mudança fará grande diferença, principalmente na parte financeira.

Em 2016, a Secretaria de Cultura foi responsável pela montagem de palco, gerador de energia e programação artística. O valor investido foi de aproximadamente R$ 40 mil. A Secretaria de Turismo, que contratou banheiros químicos e tendas, investiu cerca de R$ 70 mil. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Turismo, Petrônio Pereira Lima, a mudança visa, principalmente, economizar. “Este ano a cidade não participou do Salão São Paulo de Turismo para priorizar o Buteco Legal e estamos fazendo essa mudança para melhorar o evento, mas sem gastar mais com isso”, diz.

O servidor municipal Mauro Rico, que atua no Turismo municipal e é um dos organizadores do evento, explica que a Praça João Pessoa já possui a estrutura mínima necessária. “Não será preciso alugar palco, instalar energia, e isso é uma economia grande”, explica. Além da questão financeira, a mudança visa também atrair diferentes públicos. “A questão não foi por localização, pois a praça Joaquim é tão central quanto a João Pessoa. Queremos que as pessoas que já frequentam o evento continuem vindo, mas com isso nós vamos conseguir atingir outros públicos também e isso é fundamental para o objetivo do Buteco Legal”, afirma.

O Buteco Legal é um concurso-festival que valoriza e fortalece a comida de boteco em Araçatuba, incentiva o desenvolvimento do Turismo e estimula melhorias no atendimento, higiene e manipulação dos alimentos. O festival, que fará neste ano sua sétima edição, proporciona a degustação de pratos típicos servidos nos botecos da cidade, criados por seus proprietários. Os participantes são empresas formalizadas, com alvará de funcionamento e operam dentro das normas estabelecidas pelo município.
Durante a Saideira, os botecos comercializam seus petiscos e são anunciados os vencedores, sendo a avaliação dividida em cinco categorias: melhor prato, melhor petisco, bebida com a melhor temperatura, melhor atendimento e melhor higiene local. O evento é realizado pela Prefeitura, Conselho Municipal de Turismo e Sindicato dos Hoteis, Bares e Similares.

Fernando Verga

você pode gostar também