Araçatuba foi a cidade com temperatura mais baixa da região em junho

Apesar de estarmos em uma região de clima quente, é comum ouvir que em Araçatuba o calor é mais intenso que em qualquer outra cidade da região. Somente na estação do inverno as temperaturas caem, mas o período frio costuma ser breve, com apenas algumas noites e madrugadas mais frias. Balanço do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) mostra que em junho Araçatuba foi a cidade que mais apresentou temperaturas baixas, registrando média de 19,3 graus. General Salgado também apresentou a mesma média. Já as mais quentes foram Penápolis, com média de 25,5 graus, e Piacatu, com 24,7 graus.

Com relação a chuvas Valparaíso é a cidade com maior precipitação no mês de junho: 54,4 milímetros. Araçatuba vem em segundo, com 31,8 milímetros na primeira quinzena de junho. A média é superior ao mesmo período dos anos anteriores. Em 2016 na mesma época choveu na cidade 12 mm; em 2015 foram 19 mm e em 2014, auge da crise hídrica, apenas 1,8 mm.

PREVISÃO
A expectativa para este sábado é de sol o dia todo sem nuvens no céu e de noite com tempo aberto, ainda sem nuvens. A máxima será de 27 graus e mínima de 15. No domingo haverá sol com poucas nuvens, sem chuva, com máxima de 27 graus e mínima de 16.

UMIDADE RELATIVA DO AR
Apesar de algumas regiões estarem recebendo alertas climáticos por conta da baixa umidade relativa do ar, como em Santa Catarina, Minas Gerais, baixada santistas e outras, não há, no momento, preocupação para a região. As médias em Araçatuba estão acima dos 50% durante as tardes, período mais quente do dia, o que está distante do limite de 30%, quando já é um estado de alerta para a saúde.

Da Redação

você pode gostar também