Araçatuba vai participar do Programa Calçada Segura

As irregularidades e imperfeições nas calçadas e praças são figuram entre os principais problemas de mobilidade urbana do país. A maioria das cidades procura formas de padronizar as calçadas, mas esbarra na legislação, custo elevado e falta de participação da sociedade. A cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, saiu na frente e há vários anos implantou o Programa Calçada Segura. O resultado foi altamente positivo. No mês de junho, o programa foi apresentado em Araçatuba em evento na Prefeitura. No próximo dia 2 de agosto, em evento marcado para o auditório do Siran, no recinto de exposições, o programa será apresentado à comunidade. A iniciativa, que tem apoio do governo federal, por meio do Ministério das Cidades, que editou uma cartilha sobre o assunto, é uma parceria com da Votorantim Cimentos e a Associação Brasileira de Cimento Portland(ABCP). Araçatuba foi uma das poucas cidades do interior a serem escolhidas para desenvolvimento do programa. O prefeito Dilador Borges está dando total apoio à iniciativa.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Habitação e de Mobilidade Urbana de Araçatuba, Ernesto Tadeu Consoni, o evento do dia 2 de agosto irá reunir especialistas em várias áreas da mobilidade urbana. Na apresentação do mês de junho, foram discutidos vários assuntos e deliberado sobre os trabalhos a serem executados, como as calçadas que deverão ser feitas dentro do programa. “Todas as licitações de novos prédios públicos já deverão contar as normas de acessibilidade”, explicou Consoni.

De acordo com o secretário, a proposta é usar o paver (bloquetes de concreto) intertravado, que não deixa saliência. Este tipo de piso foi usado na calçada da Avenida Joaquim Pompeu de Toledo  da Praça Rui BaRbosa. “As pessoas podem caminhar sem riscos”, acrescentou.

APRESENTAÇÃO

Na quarta-feira será o evento para divulgação do Programa Calçada Segura, de iniciativa da administração municipal, Na ocasião, serão divulgados três projetos de construção de calçadas nos modelos do programa, que visa estabelecer padrões acessíveis e seguros para a população em geral. Um dos objetivos do encontro da próxima quarta-feira é estabelecer parcerias com universidades, clubes de serviços e instituições que possam se unir ao projeto a fim de viabilizar, em maior ou menor grau, a implantação do programa.

De acordo com o secretário Tadeu Consoni, as propostas de calçadas em torno da Santa Casa de Misericórdia, do Estádio Municipal Adhemar de Barros e do Cemitério da Saudade servirão como sugestão para implantar o mesmo modelo em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs). O secretário afirma ainda que a intenção é que a Prefeitura seja o agente motivador para que a população acompanhe a realização desse modelo de calçada em suas residências.

PROGRAMAÇÃO

O prefeito Dilador Borges fará a abertura do evento, seguido da apresentação da gerente de planejamento do Ministério das Cidades Martha Martorelli. Erika Mota, da Associação Brasileira de Cimento Portland apresentará o tema Soluções Para Cidades, e em seguida Ricardo Moschetti da mesma associação fará a demonstração do projeto na cidade de São José dos Campos. Às 16h, o secretário de Planejamento Urbano e Habitação e Mobilidade Urbana Tadeu Consoni fará a apresentação oficial do Programa Calçada Segura, junto à gerente de planejamento Denise Carvalho Schneider. Após as apresentações, o prefeito Dilador fará o encerramento do evento.

ANTÔNIO CRISPIM – Araçatuba

você pode gostar também