Apenas 14% dos cadastros biométricos necessários foram feitos em Araçatuba

O cadastro biométrico em Araçatuba segue em ritmo lento. Iniciado em 24 de agosto de 2015, até fevereiro deste ano apenas 16 mil procedimentos haviam sido feitos, 11% dos 143 mil eleitores cadastrados nas duas zonas eleitorais da cidade. De fevereiro a julho passaram-se cinco meses e o avanço foi pequeno: apenas mil procedimentos mensais, chegando a 21 mil biometrias registradas, ou seja, apenas 14%. De acordo com Flávio Stipp Vaz, diretor do cartório da 11ª Zona Eleitoral, ainda não há certeza sobre quando será obrigatório o voto por biometria em Araçatuba, mas a situação pede cautela. “Ainda falta muito e se deixar para fazer quando for anunciado o prazo vai acumular. Então, é melhor não deixar para a última hora”, diz.

Desde 2008 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) organiza o Programa de Identificação Biométrica do Eleitor e sua meta é que todos os eleitores brasileiros estejam cadastrados biometricamente até 2022. Se o ritmo do público persistir como está, com apenas 5 mil cadastros feitos nos últimos cinco meses levará mais de 10 anos para que a atual população eleitora de Araçatuba cumpra a demanda. Faltam 122 mil biometrias para serem colhidas. Até maio deste ano em todo o Estado cerca de 7,4 milhões de eleitores já haviam se cadastrado, 22,7% do eleitorado paulista.

Além do grande volume pendente, há outra questão que pode agravar a situação, explica o diretor. ” O cadastro pode ser feito até março de cada ano eleitoral, pois o sistema fecha há exatos 150 dias antes do pleito para que as urnas sejam preparadas e só abre após o final do segundo turno, o que diminui o tempo disponível para cadastrar a biometria”, diz Vaz.

Em uma situação hipotética, caso seja determinado o voto obrigatório por biometria em Araçatuba a partir de 2019, por exemplo, o Cartório Eleitoral da cidade teria uma dura batalha para cumprir todos os cadastramentos a tempo da eleição de 2020. Nesta situação, estariam disponíveis 25 meses até março de 2020 para que os 122 mil eleitores restantes procurassem o Cartório Eleitoral para colher a biometria. Seria necessário que 4880 eleitores cumprissem a obrigação por mês, situação bastante improvável diante do que acontece hoje.

O agendamento pode ser feito pelo site do Tribunal Regional Eleitoral – www.tre-sp.jus.br . Uma vez na página, acesse a área do Eleitor, vá para Agendamento e depois para Solicitar Agendamento. Aí é só preencher com as informações que o procedimento será feito. O Cartório Eleitoral de Araçatuba fica na rua Brigadeiro Luís Antônio, 46, bairro Higienópolis. O horário de funcionamento é das 12h às 18h e o telefone para contato é o 3622-2199.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também