Defensoria promove ciclo de conferências públicas

A Defensoria Pública de São Paulo inicia nesta semana seu VI Ciclo de Conferências Públicas, a ser realizado em 21 regionais da instituição distribuídas pelo Estado. O processo começa na próxima sexta-feira (28) e se estende até novembro. O ciclo vai começar em Araçatuba, nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no Centro Universitário Toledo, localizado na Rua Antônio Afonso de Toledo, nº 595. A entrada é gratuita.

Previsto para ocorrer a cada dois anos, o Ciclo de Conferências tem o objetivo de identificar as principais demandas da sociedade civil e abrir espaço para que a população participe da elaboração dos parâmetros que irão orientar o Plano Anual de Atuação da instituição. A iniciativa permite que os cidadãos participem das diretrizes institucionais, do acompanhamento e da fiscalização das ações e projetos desenvolvidos pela Defensoria.

O processo começa pelas Pré-Conferências Regionais, organizadas em diversas cidades do Estado que contam com unidades da Defensoria. Nesse primeiro momento, a população tem a possibilidade de debater sobre a atuação da Defensoria, opinar sobre as áreas que demandam atenção prioritária e propor medidas. Ao final, são eleitos delegados que irão representar a população local em uma Conferência Estadual – que neste ano, será realizada nos dias 10 e 11 de novembro, na Capital.

A criação de Núcleos Especializados de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher e de Defesa do Consumidor, além da implementação de uma política de atendimento à gestantes e mães encarceradas, por exemplo, foram algumas das iniciativas implementadas pela Defensoria Pública e que foram aprovadas em um de seus Ciclos de Conferências.

DA REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também