Jovens castilhenses recebem dispensa do Serviço Militar

A prefeitura de Castilho, por meio da Junta de Serviço Militar, realizou na manhã desta terça-feira (25), a cerimônia de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), aos jovens alistados e dispensados da prestação do Serviço Militar do ano de 2017. O documento foi entregue aos adolescentes nascidos no ano de 1999. Durante a cerimônia, os jovens realizaram o juramento a bandeira e se comprometeram a defender a pátria com o sacrifício da própria vida se necessário, caso sejam convocados em momentos emergenciais.

O 1º Tenente, Paulo Airton Marques Machado, representando o Delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar com sede em Andradina, ressaltou em seu discurso a importância dos jovens castilhenses estarem em dia com seus deveres de cidadão. Sem o certificado em mãos, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, participar de concursos públicos e até mesmo ingressar no mercado de trabalho. “Esse documento é importantíssimo para que o jovem possa exercer sua cidadania plena. É necessário, principalmente quando o jovem vai tirar um passaporte, tomar posse em um concurso público e entrar numa universidade. Nos momentos importantes de sua vida, ele vai necessitar desse documento. Então hoje os jovens estão kits com o serviço militar”, disse o 1º Tenente. No total, 129 jovens foram dispensados do Serviço Militar obrigatório.

Convocação pode ser feita até os 45 anos – O tenente explicou que os jovens podem ser convocados para prestar serviço militar a qualquer momento, em caso de uma emergência ou quando for decretado estado de calamidade pública, por exemplo.

“Esse jovem está sendo dispensado hoje, mas não está isento do serviço militar. O serviço militar é obrigatório no Brasil dos 18 aos 45 anos. O jovem durante todo esse tempo estará em condições ou obrigado a prestar o serviço militar. Todas as nações do mundo necessitam de sua reserva e a maioria dos Países tem o serviço militar obrigatório, e o Brasil não poderia deixar de ser”, comenta o Tenente.

Reconhecimento – A prefeita Fátima Nascimento, que também é presidente da Junta Militar do município, participou da solenidade que aconteceu na frente do Paço Municipal. Também prestigiaram o evento os secretários de Administração, Jorge Abdala, de Educação, Tania Nascimento, de Agricultura, Carlos Roberto de Oliveira e de Saúde, Janini Nascimento.

A prefeita parabenizou os jovens e comentou da importância do serviço militar. “Hoje ressaltamos nosso patriotismo, civismo e cidadania. Vocês devem servir à pátria trabalhando, estudando, sendo homens honestos e fugindo das drogas”, disse Fátima. As palavras da prefeita foram de bastante incentivo a nova fase da vida. “Vocês, hoje, iniciam na vida civil e por isso, a responsabilidade aumenta. Assim, tenham sempre um coração e mente voltado as coisas boas e positivas, pois, a comunidade, seus familiares e a Administração Municipal contam com vocês na construção da sociedade justa e igualitária. Parabéns a todos”, finalizou.

Da Redação

 

você pode gostar também