Vigilância intensifica vacinação contra HPV, hepatite B e meningite

O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes, por meio da Vigilância Epidemiológica, vai intensificar, no período de 24 a 28 de julho, a vacinação contra o HPV, meningite C e hepatite B.

De acordo com a vigilância, a vacinação abrange o seguinte público-alvo: vacina hepatite B: a partir dos 9 anos, adultos e idosos (todas as faixas etárias); HPV: meninas entre 9 a 14 anos e meninos entre 11 a 14 anos de idade; meningite C: meninos e meninas entre 12 e 13 anos de idade.

“Este é o primeiro ano da meningocócica C no calendário vacinal para esta faixa etária. Até o ano passado somente crianças menores de quatro anos recebiam a dose”, explicou a Vigilância Epidemiológica.

Todos devem se imunizar e completar o esquema de vacinação, que está disponível na UBS Doutor Norman Storto (Postão), na Rua Maestro Pedro Sala, 920, Centro, de segunda a sexta, das 7h às 16h30. É imprescindível levar a carteira de vacinação, caso tiver alguma em atraso será atualizada.

“Lembramos que a vacina é disponível gratuitamente o ano todo. O objetivo desta intensificação é aproveitar o período de férias e, também, aumentar a cobertura da vacina em adolescentes do sexo masculino”, diz nota da Prefeitura.

Portanto, é importante que os adolescentes se protejam contra vários tipos de câncer, além da meningite.

A vacina contra o HPV contribui para a redução da incidência do câncer de colo de útero nas mulheres. Além disso, a imunização previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais e orofaringe.

 

Da Redação

você pode gostar também