Araçatuba: frio chega e provoca menor temperatura da tarde em três anos e muda rotina

Conforme antecipado pelo jornal O LIBERAL em sua edição desta terça-feira (18), a onda de frio que veio da Argentina e do Sul do Brasil chegou até a região noroeste de SP e provocou uma queda brusca nas temperaturas.

As tardes são sempre períodos de pico das temperaturas diárias, mas dessa vez foi diferente. O registro da tarde desta terça-feira, em Araçatuba, foi de 15ºC mesmo com o sol brilhando, chegando na mesma temperatura da tarde de 25 de julho de 2014, há quase três anos atrás. A sensação térmica era ainda menor com muito vento em toda a cidade.

“A mínima, ao amanhecer, foi de apenas 8,8°C segundo medições do Ciiagro (Centro de Informações Agrometeorológicas). Em outras cidades da região fez ainda mais frio. Valparaíso começou a terça-feira com apenas 7,0°C de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Nas estações da Unesp, tivemos mínimas de 7,8°C em Pereira Barreto e 8,3°C em Ilha Solteira. No entanto, a máxima nestas cidades chegou aos 16°C durante a tarde”, informou o meteorologista da Climatempo, Bruno Maon.

Segundo ele, todo esse frio foi provocado pela chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar.

“O sistema de alta pressão responsável por todo esse frio entrou pelo interior do continente e conseguiu provocar temperaturas baixas até mesmo no norte do Brasil. Esse tipo de sistema ocorre com pouca frequência e sempre é responsável por causas as menores temperaturas do ano na região de Araçatuba”, explicou.

PRÓXIMOS DIAS

Hoje (19) o dia ainda começa gelado na região, com temperaturas mínimas entre 6°C e 8°C. Mas o ar polar começa a se afastar e a tarde já deve aquecer bem mais em relação a ontem, com máximas em torno dos 22°C.

A partir de quinta (20) a temperatura sobe gradativamente durante as tardes e no fim de semana já fica em torno de 30°C. O frio da noite diminui, mas as mínimas ainda devem permanecer abaixo dos 15°C.

KAIO ESTEVES – Araçatuba

você pode gostar também