Mortes em porto levanta questão sobre segurança no local

As mortes da adolescente Mariana dos Santos Barbosa, 17, do padrasto dela, Renato de Freira, 36, e de um amigo da família, Fernando Fialho Freita, 31, registradas neste fim de semana no porto de Araçatuba, ao lado do Estaleiro Rio Tietê (ERT), no Rio Tietê, levantou uma questão importante sobre a segurança do local.

Apesar de ser criado para o atracamento de barcos e barcaças, o espaço é usado há anos por banhistas e pescadores. Mesmo a uma altura de aproximadamente quatro metros da água – dependendo do nível do rio – não há nenhuma proteção no local.

O porto foi construído na década de 1980 para que o local sirva como ponto de partida ou chegada de barcos. Hoje, não existe nenhum tipo de fiscalização ou proibição de uso do local.

O Corpo de Bombeiros afirma que o local é impróprio para banhistas. Além de ser um ponto longe da cidade e de difícil acesso, as chances de acontecer um afogamento no local são maiores pela profundidade. Na margem também existem muitas pedras, que deixa o local ainda mais perigoso.

O CASO

Segundo informações da polícia, um churrasco acontecia no porto, quando a adolescente se desequilibrou e caiu no rio.

O padrasto dela pulou na água para tentar ajudá-la e também acabou se afogando. O amigo, Fernando, também pulou no rio para tentar socorrer as duas vítimas, mas bateu a cabeça em uma pedra e afundou.

A adolescente foi a única que conseguiu ser socorrida ainda com vida. Os outros dois corpos foram encontrados minutos depois por uma equipe dos Bombeiros, mas já sem vida.

ENTERROS

O corpo de Renato de Freitas foi o primeiro a ser enterrado ontem (17), às 8 horas, no cemitério Recanto de Paz.

Já o corpo de Fernando Fialho Freitas, de 31 anos, foi enterrado às 10 horas da manhã no mesmo cemitério.

O da adolescente Mariana dos santos Barbosa foi enterrado às 15 horas desta segunda-feira, também no cemitério Recanto de Paz, no bairro Rosele.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Araçatuba.

você pode gostar também