Moradores plantam árvores na Praça João Pessoa

Na manhã deste sábado (15) cerca de 15 pessoas se reuniram na Praça João Pessoa, em Araçatuba, para plantar seis mudas da espécie pau ferro, árvore nativa que faz parte da família do pau-brasil e da sibipiruna. A iniciativa é do cidadão Luiz Antônio Sousa Lima, conhecido como Lula, que custeou as mudas e o material utilizado no plantio. A atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e integrantes do Clube da Árvore também auxiliaram.

De acordo com Lula, o objetivo dessa ação é envolver a comunidade na preservação da praça. “Nós estamos abandonando nossos espaços e os bandidos estão chegando. Por isso estamos homenageando familiares das pessoas com cada árvore e vamos cuidar delas”, disse.

O biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, explicou que os locais de plantio foram escolhidos propositadamente. “Trata-se de uma praça antiga e com muitas árvores, então tomamos o cuidado de encontrar espaços que permitissem uma distância mínima de dois metros de qualquer equipamento instalado e privilegiamos também locais onde já haviam árvores e que por algum motivo secaram”, disse Oliveira.

As mudas plantadas já estão com mais de dois metros de altura cada, sendo que a espécie chega a uma altura média de 20 a 30 metros. O pau ferro é uma árvore que se desenvolve rápido e é muito utilizada em paisagismo urbano. Tem o tronco bastante característico: liso, branco e com manchas e por ser uma árvore frondosa, propicia boa sombra.

Fernando Verga

você pode gostar também