Ferrovia de Rio Preto pode ir para Bady Bassitt

Há muito tempo Rio Preto trabalha para mudar o traçado ferroviário, que hoje passa no meio da cidade. O movimento aumentou depois de vários cidades, um inclusive com mortes e elevados prejuízos. Porém, o problema que será resolvido em Rio Preto pode ser apenas transferido para outra cidade. O contorno ferroviário que será retirado de Rio Preto poderá ser desviado para Bady Bassitt e que sofrerá as mesmas consequências no futuro.

Aproximadamente 10 composições com locomotiva e 80 vagões (média) passam pelos 20 quilômetros de ferrovia dentro de Rio Preto. Todos os problemas decorrentes deste tipo de transporte poderão ser transferidos para as vizinhas Bady Bassitt, Jaci e Mirassol.

O Departamento Nacional de InfraEstrutura de Transportes (Dnit), definiu na última quinta-feira (13), o pré-projeto para a retirada dos trens. O projeto que deve ficar pronto até outubro deste ano, está orçado em cerca de R$ 8 milhões.

Ao todo são 54 quilômetros de desvio pelas três cidades vizinhas. O tráfego de vagões deixará de passar por 19 bairros de Rio Preto, onde vai tirar de risco a vida de 40 mil pessoas e colocar a de outras 80 mil dessas outras cidades também em perigo.

Questionado, o Departamento disse que o estudo ainda não é definitivo e que todos os impactos serão levados em consideração. A licitação deverá ser aberta depois de outubro, assim que o projeto for concluído. (Com informações de Gazeta do Interior)

Da Redação

você pode gostar também