Prefeito quer pleitear áreas da União para fazer estacionamentos

Para dar fim ao imbróglio que se arrasta há décadas, a prefeitura quer assumir a execução de melhorias em áreas de terrenos próximo a Câmara Municipal, no entorno da Rua Plínio Arlacon.

Durante esta semana, o prefeito, Ângelo Guerreiro (PSDB) acompanhou de perto o serviço de limpeza do terreno que servirá de estacionamento para a Câmara Municipal.

De acordo com o prefeito, a área que pertence à União (Rede Ferroviária Federal SA) que abrange todo quarteirão daquela região, está sendo pleiteada junto a GDU-Guia de Diretrizes Urbanísticas para que o município tome posse e faça uso da área. “Estamos em fase final de projeto para apresentar a GDU para que essa área venha em sessão de uso do município. Queremos desafogar essa região, pois vários carros estacionam em frente à Câmara, dento em vista que essa rua é estreita e há registro de acidentes constantemente naquela localidade”, justifica.

Guerreiro explica que não existe motivo para deixar a área sem uso até que todo processo de designação seja concluído. “Dentro da nossa programação para ocupação, seria a construção de um barracão para servir de estacionamento exclusivo das ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde. Nós já elaboramos um projeto de ocupação com cercamento de alambrado para essa área, incluindo também o estacionamento para a Câmara”, destaca.

O projeto de uso das áreas abrange também a ocupação de outro terreno ao lado do CEM- Centro de Especialidades Médicas, que servirá de estacionamento para médicos, enfermeiros e servidores, que terá um novo portão de entrada e saída de ambulâncias do SAMU.

Conforme Guerreiro, todo projeto de ocupação já está pronto, incluindo parceria com sistema penitenciário, na fabricação de estruturas metálicas na montagem da estrutura. “Com o serviço de solda dos reeducandos, nós vamos economizar o dinheiro que poderia ser terceirizado e nós vamos fazer toda a grade lá no presídio para que posteriormente só façamos as montagens. Essas duas ocupações nós já vamos fazer de imediato nessas duas áreas”, reforça.

Emendas parlamentares para vereadores

Ainda sob estudo, Ângelo Guerreiro vê a possibilidade de destinar recursos de emendas parlamentares para atender solicitação dos vereadores. O prefeito justifica o uso desses recursos como maior valorização ao legislativo dando celeridade as diversas indicações nas áreas de educação e saúde. “As emendas parlamentares executivas e legislativas são diferenciadas na questão da Assembleia Legislativa. Então, ainda está sob estudo tecnicamente para que realmente nós elaboremos esse recurso. Digamos que fossemos destinar de R$ 150 a R$ 200 mil de emendas para cada parlamentar, que é inserido no próprio orçamento que nós já temos, daremos prioridade a essas pastas que mais necessitam de recursos. Nós vamos organizar essas emendas e destinar para os setores que mais precisam, como educação e saúde.”, esclarece.

Aproximação com Associações de bairros

Com objetivo de estreitar a relação com as Associações de Bairros, o prefeito Ângelo Guerreiro demonstrou compromisso com a categoria e destacou que sua gestão é coletiva ao ouvir a comunidade. “Vamos fazer uma reunião com esses representantes de bairros e ouvir o que pode ser feito de melhoria nos bairros. Eu ainda não fui em busca disso, mas estamos organizando para nos reunirmos. Já está na hora de nos aproximarmos, para fazer uma reativação desse presidentes de bairros”, comenta.

Conforme Guerreiro, a intenção é reativar as Associações de Moradores nos bairros, que durante muitos anos foram muito atuantes, inclusive havia a União Três-lagoense de Associações de Moradores (Utam).

MARIANE MARTINS – Três Lagoas

você pode gostar também