Grupo avaliará índices de transparência e participação social no governo municipal

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Governo e Políticas Públicas (Segov) e no intuito de dar continuidade às ações do Programa de Apoio à Gestão Pública e do Projeto de Transparência e Participação Social, dentro da execução do Plano Três Lagoas Sustentável, constituiu um grupo que irá discutir e avaliar periodicamente os índices de transparência e participação social.

Esse grupo, já formado por um representante de cada Secretaria, reuniu-se pela primeira vez esta semana, em uma das salas da Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócios (Semea), no Edifício das Repartições Públicas Estaduais (ERPE) e deverá, em breve, ser oficializado e tornado público, por meio de Portaria ou Decreto do prefeito Angelo Guerreiro.

A primeira reunião foi coordenada por representantes da Consultoria Sociedade Global, de Curitiba (PR), contratada pelo Grupo Votorantim, em convênio de parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, para auxiliar na discussão e elaboração das diretrizes do fortalecimento da Transparência e Participação Social, “ambas condições essenciais para que todos os planejamentos possam ser executados”, como ressaltou a diretora de Governo e Políticas Públicas, Silvania Bersani.

“Apresentamos cada um dos produtos que iremos avaliar juntos com o Grupo até o final do ano e partimos então para apresentação do diagnóstico. O Grupo comentou os principais pontos fortes e algumas lacunas existentes que, comparadas com o cenário nacional, são normais”, resumiu um dos representantes da Global.

“Em geral, a avaliação foi muito positiva e em alguns pontos, como por exemplo o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), a Prefeitura de Três Lagoas caminha na frente de outros Municípios”, avaliaram.

Entre as decisões firmadas pelo grupo estão as seguintes medidas: reunião quinzenal para não se perder o foco dos trabalhos; ter acesso à legislação; atualizar e repassar informações ao SIC; fazer conexão com outros processos de planejamento que estão acontecendo na Prefeitura de Três Lagoas; pensar e estudar qual deverá ser a participação ativa de cada membro do grupo; e identificar outras pessoas relacionadas aos temas em questão para informações e troca de experiências, entre outros compromissos.

DA REDAÇÃO – Três Lagoas

você pode gostar também