Secretaria instala gabiões em córrego da Avenida Dois de Dezembro

A Prefeitura de Araçatuba está realizando uma obra de contenção no início da Avenida Dois de Dezembro, por onde passa o córrego de mesmo nome, no bairro Dona Amélia. Trata-se da instalação de muros de gabião no trecho entre a Travessa do Bosque e a Rua Dona Amélia, ao lado do Zoológico Municipal e antes da Praça do Skate. O trabalho iniciou no dia 30 de junho e a previsão de conclusão é para a segunda quinzena de agosto.

Trata-se de um dos pontos mais complicados da avenida e que está repleto de problemas. A distância entre a calçada das casas e a borda do córrego é de apenas cinco metros e, devido às chuvas e também ao impacto do trânsito, ocorrem desmoronamentos nas laterais, um risco para a população. A falta de segurança é completa, pois não há proteção nas laterais do córrego. O atual muro de contenção do córrego foi construído entre 2010 e 2011 a um custo de R$ 745.864,28, recurso do Governo Federal, e já sofreu desmoronamento em uma parte, onde uma cratera se abriu.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Constantino Alexandre Vourlis, a obra prioriza um trecho da avenida onde a contenção ainda era natural e a melhor solução encontrada para proteger as margens foi a utilização dos gabiões. Trata-se de uma estrutura armada de fios de aço preenchidas com seixos ou pedras britadas, de grande durabilidade e resistência, indicadas para situações como esta devido à sua capacidade drenante. A contenção terá 45 metros lineares e o investimento é de aproximadamente R$ 70 mil.

A Prefeitura utilizou sistema semelhante no córrego Alvoradinha, no Jardim Alvorada, cujos moradores sofriam com alagamentos em períodos chuvosos. Com o alargamento das margens e a implantação dos muros de gabião, o problema não voltou a se repetir desde 2010.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também