Secretário estadual palestra sobre políticas sociais

Autoridades de Araçatuba e região participaram nesta quinta-feira (06) do encontro “Políticas de Assistência Social em Foco”, realizado na Universidade Paulista (Unip) de Araçatuba. O palestrante foi o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, que dividiu o palco com o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges e a vice-prefeita Edna Flor. Também estiveram presentes a presidente do Conselho do Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba, Deomerce Damasceno, os vereadores Márcio Saito e Rivael Papinha, presidente da Câmara, e a diretora da Diretoria Regional de Assistência de Desenvolvimento Social (Drads), Martha Helena Pimenta.

O objetivo foi discutir as políticas sociais voltadas para a população da região. De acordo com o secretário Floriano Pesaro, é essencial a discussão de políticas de assistência social nos municípios do Estado de São Paulo. “Empreendemos esforços para o fortalecimento das cidades, das redes locais e o protagonismo das famílias no enfrentamento da extrema pobreza. Estamos certos de que estes são os pilares para a construção de um Estado mais justo e democrático”, diz.

A vice-prefeita Edna Flor agradeceu a presença de todas as autoridades e destacou a participação do prefeito do município de Braúna, Flávio Giussani, que é presidente da Associação Regional de Prefeitos, que conta com Dilador como vice. Nas palavras de Edna, Giussani tem feito esforços para aproximar os municípios da região administrativa de Araçatuba e fortalecer interesses em comum, sendo um deles as políticas sociais.

APRESENTAÇÃO

Cerca de 500 participantes de diversos programas e projetos sociais estavam na plateia do teatro da Unip, entre eles os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e usuários dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Durante o evento, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência Infantojuvenil (Secoi), projeto que combate o trabalho infantil, apresentaram um musical que discute o tema.

Com cerca de 20 dançarinos, o musical foi uma adaptação de A Bela e a Fera, da autora francesa Gabrielle-Suzanne Barbot, popularizada pela adaptação da Disney. A versão contemporânea apresenta uma Bela que sofre bullyng por ser diferente e que aproxima a Fera de Gaston, seu inimigo, contrariando o desfecho original, que culmina numa guerra. A mensagem deixada pelas crianças é de que amor e carinho são essenciais, principalmente para elas.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também