Araçatuba prepara mapa turístico para distribuir durante a Expô 2017

Na próxima sexta-feira (7) inicia o maior evento da região de Araçatuba, a Expô, e a Secretaria Municipal de Turismo, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), está preparando um material para divulgar a cidade aos visitantes. Trata-se de um mapa turístico com informações, telefones úteis e locais para visitar, que será distribuído durante o evento e nas próximas atividades relacionadas ao turismo em Araçatuba.”Por incrível que pareça, estamos concluindo o primeiro mapa turístico do município”, afirma o secretário Petrônio Pereira Lima. “Tenho certeza que muitas pessoas não conhecem todos esses locais, eu mesmo não conheço tudo. A pessoa vem para um hotel sem conhecer nada, aí ela pega no balcão e vai saber onde estão as coisas mais interessantes da cidade”, explica. Constam no mapa locais relacionados a serviços públicos como Justiça, Saúde, Segurança e restaurantes, praças, parques e outros.

De acordo com o secretário, esse é o primeiro fruto prático do Plano Diretor de Turismo de Araçatuba, que já teve duas audiências públicas realizadas em junho para debater o tema. “Com esse mapa turístico, as pessoas poderão conhecer a cidade de outras maneiras, com um roteiro bem elaborado, informações úteis e adaptado para buscar outras por meio da internet”, explica o secretário. O mapa foi elaborado pelo arquiteto e ex-servidor municipal Mauro Rico, que atua junto ao Comtur e é o chef responsável pelo Caldo do Artista, um dos pratos típicos da cidade.
LINKS PARA INTERNET

Em cidades onde há circuitos turísticos consolidados é comum receber em hotéis, pousadas e outros locais mapas dos atrativos oferecidos. Araçatuba, que há anos discute e tenta ser um município de interesse turístico, está concluindo o seu primeiro. O mapa trará os principais pontos de interesse para visitantes, como praças e parques, museus, esportes aquáticos, igrejas e templos, cultura e lazer, cicloturismo e turismo rural, por exemplo. E em cada um destes itens haverá um código QR.

Os códigos QR, cada vez mais comuns em ações de marketing, são um meio de transmitir informações a dispositivos móveis por meio de um código de barras. A maioria dos celulares com câmera pode escanear esse código e, após a decodificação, ele remete o usuário a um texto, link ou site sobre o assunto. No mapa, por exemplo, haverá uma foto do Templo Budista Honpa Hongwanji da Noroeste com as principais informações e um código QR ao lado. Ao escanear o código com seu celular, automaticamente você será direcionado para a página do templo.

“Isso para o turista é fundamental e para nós, moradores, também. Com isso, queremos que as crianças das nossas escolas possam fazer um circuito turístico guiado pela cidade, por exemplo”, explica o secretário. A Prefeitura pretende disponibilizar 10 mil mapas durante a Expô, que terão tamanho próprio para dobrar e guardar no bolso.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também