Alunos promovem ações voltadas à saúde do idoso

A saúde do idoso foi tema de trabalhos educativos promovidos pelos alunos do 5º termo do curso de Enfermagem do Unisalesiano. As ações foram realizadas em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e o asilo São Vicente de Paulo, em Araçatuba, e fizeram parte da conclusão do desenvolvimento do conteúdo programático da disciplina de Saúde do Idoso, ministrada pela professora Gislene Marcelino.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Cláudia Cristina Cyrillo, explica que os alunos utilizaram metodologias ativas propícias às comunidades participantes, socializando o conhecimento a respeito dos eixos de atenção à saúde do idoso, preconizadas pela Política Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.

Ela comentou que as mudanças na organização social, no perfil epidemiológico e na organização dos sistemas de saúde, geraram a necessidade de redimensionamento do objeto de trabalho da enfermagem. “Aproximou a profissão da promoção de saúde, sem abandonar a reabilitação, desenvolvendo uma prática integral e interdisciplinar de saúde, com uma abordagem holística, visando a harmonia de indivíduos, famílias e comunidades com o universo que os rodeia, a partir de processos de educação em saúde”, concluiu Cláudia.

DA REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também