Gestantes são o principal alvo da vacinação em Araçatuba

A Vigilância Epidemiológica de Araçatuba (VE) continuará vacinando contra a gripe até o dia 7 de julho, conforme anunciou a Secretaria de Estado da Saúde, a terceira prorrogação da campanha. Até o momento foram vacinadas em todo o Estado cerca de 10,7 milhões de pessoas, ou 63% do público prioritário. Em Araçatuba foram vacinadas cerca de 46 mil pessoas, o que corresponde a 79% do total de 54 mil integrantes dos grupos prioritários, de acordo com o último Boletim Epidemiológico encaminhado pela VE.
Nesta terceira prorrogação o Estado autorizou a vacinação, além dos grupos prioritários, de pessoas entre 50 e 54 anos, motoristas, cobradores e trabalhadores de transporte rodoviário (mediante apresentação de crachá e holerite) e motoristas de taxi (mediante apresentação de crachá). Entretanto, em Araçatuba a campanha continua focada nos grupos prioritários, que são: idosos, gestantes, puérperas, crianças até 5 anos e 11 meses, indígenas, professores, trabalhadores da saúde e pessoas com doenças crônicas.

Em Araçatuba, o grupo mais difícil de alcançar tem sido o das gestantes: a última atualização aponta apenas 46% de cobertura. De acordo com Priscila Cestaro, chefe da VE, em anos anteriores também houve dificuldade para alcançar as gestantes. “Porém, isso não nos impede de continuarmos a realizar intensificação e orientação para todas, uma vez que a vacinação contra a influenza é eficaz e não apresenta contraindicação”, diz.

Ela diz que as equipes de Saúde da Família estão orientando as gestantes ainda não vacinadas a procurarem a UBS mais próxima. A nível estatual este também é o grupo mais crítico: apenas 54,4% das grávidas de todos os municípios paulistas foram imunizadas. De acordo com o Ministério da Saúde, mulheres que estão em período gestacional ou pós parto ficam mais susceptíveis a infecções causadas por gripes e resfriados; durante este período o corpo cria um mecanismo que diminui, temporariamente, as defesas imunológicas do organismo para não haver rejeição ao feto.

SITUAÇÃO CONFORTÁVEL

Alguns grupos estão em situação mais confortável em Araçatuba, como é o caso das puérperas. De acordo com informações do Boletim Epidemiológico, a cobertura passou dos 120%, somando 372 mulheres vacinadas. Os idosos são o segundo melhor desempenho na campanha com 86% da meta batida e 22315 mil pessoas vacinadas; na sequência vêm os doentes crônicos: 8450 mil vacinas aplicadas e 83% de cobertura alcançada. Os trabalhadores da saúde somam 4836 representando 78% desse grupo prioritário.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também