Instituto Federal oferece cursinhos grátis pré-vestibular

O Instituto Federal de Birigui (IF) está com inscrições abertas para os Seminários Temáticos de Literatura e também de Contemporaneidades, direcionados a estudantes do ensino médio em preparação para o vestibular. A inscrição é gratuita e pode ser feita no próprio site do Instituto (www.ifsp.edu.br <http://www.ifsp.edu.br>). As duas modalidades integram o Cursinho Popular “Hannah Arendt”, voltado à população de baixa renda e ligada ao Ensino Básico das escolas públicas. O objetivo é oferecer meios para que o acesso ao Ensino Superior seja mais viável, equilibrando as chances desse público diante do que tem condição de pagar por aulas particulares.
LITERATURA
Os Seminários Temáticos de Literatura para Vestibular serão realizados no câmpus todas as quintas-feiras, às 13h30. A programação é para todo o segundo semestre. Para cada aula há uma obra importante da literatura brasileira e seu respectivo autor como tema; a condução será feita por professores do Instituto Federal e convidados da Academia Araçatubense de Letras (AAL).
No dia 29 de junho o professor doutor Tito Damazo, do Unitoledo e da AAL, ministrará seminário sobre a obra “Claro Enigma”, de Carlos Drummond de Andrade. No dia 6 de julho será “A cidade e as serras”, do português Eça de Queiroz, aula que será conduzida pelo mestre em literatura Antônio Luceni, professor do Instituto. Em agosto, no dia 17 o professor Luiz Gustavo Teixeira, do IF, falará sobre “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. No dia 31/08 será a vez da obra “Mayombe”, do angolano Pepetela, e as orientações serão dadas pela professora Joyce Helena Santos.
Em setembro, a professora do IF Maria Pincerato Andozia falará, no dia 14, sobre “O Cortiço”, de Alísio Azevedo. No mesmo mês, mas no dia 28, “Sagarana”, de João Guimarães Rosa, será o foco da atenção dos estudantes com orientação do professor Anderson Gustavo Lahr, do IF. Em outubro, no dia 19 é a vez de Jorge Amado com “Capitães de Areia”; o seminário será ministrado pelas professoras Amanda Martins Moraes, do IF, e Marly Aparecida Garcia Souto, da AAL. No dia 26/10 os professores do IF Roberto Rillo Bíscaro e Marileide Andrade de Jesus Rocha apresentarão aos estudantes a obra “Vida Secas”, de Graciliano Ramos. Para encerrar, no dia 23 de novembro o professor Caio César Pinto Santana fala sobre “Iracema”, de José de Alencar.
MUNDO ATUAL
Um dos temas de vestibulares e do Enem que mais “pegam” os concorrentes, Atualidades é algo que não tem regra para se estudar, o que complica o planejamento dos estudantes. Não se trata apenas de se manter atualizado com notícias, mas também de contextualizá-las para entender causas e consequências neste complexo mundo globalizado. Diante disso, a programação para o Ciclo de Debates: Contemporaneidades levará os participantes a pensar sobre questões da atualidade, como a relação entre homem, sociedade e capitalismo, ética, identidade e arte, entre outros.
Todas as aulas serão ministradas no câmpus do IF às quintas-feiras, às 13h30, por professores federais. A primeira será no dia 31 de julho e terá como tema “As relações socioculturais no capitalismo de hoje”, ministrada por Renato Kendy Hidaka. No dia 14 de agosto o tema será “Ética e Alteridade” e quem conduz a discussão é o professor Genivaldo de Sousa Santos. Em 30/08 o professor Luiz Gustavo Teixeira fala sobre “A Tradução e o Contemporâneo”. No mês de setembro, o professor Rubens Arantes Correa fala sobre ‘Identidade na Condição Pós-Moderna” no dia 6. Em 11 de setembro, Nelson Rodrigo Pedon trata dos “Dilemas da Globalização”. Para encerrar, em 10 de outubro, Antônio Luceni leva os estudantes a refletir sobre “O que é essa tal arte contemporânea?”.
Os dois cursinhos entregarão certificados a quem tiver participação de 75%. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3643-1166. O Cursinho Popular “Hannah Arendt” também tem página no Facebook; basta procurar pelo nome. O Instituto Federal – Campus Birigui fica na rua Pedro Cavalo, 709, no Residencial Portal da Pérola II.

FERNANDO VERGA – BIRIGUI

você pode gostar também