Alunos de escolas municipais concluem o Proerd

Os alunos do 5º ano das escolas municipais de Guararapes receberam a certificação de conclusão do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. A cerimônia foi aberta e realizada na segunda-feira (19), às 19h, no Ginásio de Esportes para os formandos das EMEBs: Adelmo Almeida, Doutor Antônio Pinto de Oliveira e Professora Ivete Abdo Theodoro de Oliveira.

Antes da entrega dos certificados, as crianças cantaram a música “Cuida de Mim” e transmitiram uma enorme sensibilidade às pessoas que estavam assistindo a formatura.
O Programa, que neste ano completa 20 anos, somente na cidade de Guararapes, formou cerca de 300 crianças e tem como objetivo prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Segundo o Cabo da Polícia Militar e responsável por ministrar as aulas do curso, Cláudio Rodrigo Fransosso dos Santos, o Proerd é uma extensão da educação que o aluno recebe da família e também da escola. “É uma soma de força da escola, família e polícia. O resultado é muito bom e a gente está contente com o trabalho realizado”, finaliza ele.
As crianças que se destacaram com as melhores redações com o tema do Programa foram presenteadas com medalhas.

O evento contou com a presença do prefeito Tarek Dargham, da primeira-dama Glória Dargham, do vereador Rodolfo Silva, da vereadora Luzia Galvão, dos professores e da diretora de Educação do Município, Maria Dolores Bersani. Marcou presença no evento, ainda, o capitão da Polícia Militar, Adriano Jesus de Andrade.

E para o encerramento da cerimônia, os alunos fizeram mais uma apresentação, e desta vez com a canção do Proerd.

O PROERD
O Proerd é um programa de educação criado em 1993. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não ao uso de substâncias nocivas à saúde.

Trata-se de um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores.

Começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles (EUA) e o distrito escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

Da Califórnia o programa D.A.R.E. se expandiu para todos os estados norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. – International, o programa recebeu o nome de Proerd e hoje é uma realidade em São Paulo e vários outros Estados brasileiros.

Da Redação

você pode gostar também