Campanha arrecada 111 bolsas de sangue

Uma campanha de doação de sangue realizada no sábado (17) pela Igreja Cristã Nova Geração, de Andradina, em parceria com o Hemocentro de Araçatuba, arrecadou 111 bolsas de sangue – quantidade suficiente para 440 transfusões ou utilização de sangue em cirurgias, segundo especialistas. A campanha é realizada na cidade pelo terceiro ano seguido, com apoio de igreja.

A coleta de sangue foi realizada entre 8h e meio-dia no templo da igreja, no centro da cidade. “Recebemos um número de pessoas que atingiu os objetivos da campanha”, afirmou o pastor Marcos Elias Pereira, responsável pela igreja. Gustavo Paupits Vitalino, captador do Hemocentro, afirmou que o resultado superou a previsão. “Em outras campanhas realizadas aqui na cidade tivemos média de 70 doadores”, revelou.

A busca por novos doadores ocorre no momento em que uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que cai “de 30 a 40%” o volume de sangue nos hemocentros de todo o país no Inverno. Apesar disso, o número de doadores representa 1,8% da população, superior ao mínimo (1%) estimado pela Organização Mundial da Saúde.

Entre os doadores, a engenheira civil Patrícia de Freitas disse que “dar é ato de amor” porque, segundo ela, é “uma maneira de contribuir para salvar vidas”. Patrícia foi uma das primeiras a chegar ao local. Acostumada a doar, não demonstrou o nervosismo que, por pouco, não atrapalhou a “primeira vez” de Suelen Mathias. “Estava com frio na barriga”, revelou.

VALDECIR CREMON – Andradina

você pode gostar também