Guararapes conquista pré-certificação em programa ambiental

Guararapes foi pré-certificada no Programa Município Verde Azul. A nota de corte era de 25 pontos e a cidade ficou acima da média alcançando 45 pontos na primeira avaliação. No total serão três avaliações e Guararapes precisa alcançar 80 pontos para a certificação definitiva. As próximas avaliações vão ser no mês de setembro e dezembro.

Para a avaliação dez diretrizes foram analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Para cada um destes itens, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação.

O selo do Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa, também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP) no valor de R$ 15 milhões.

Esta foi uma iniciativa do Governo do Estado, que estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas para o desenvolvimento sustentável.

Foram 103 municípios classificados, e o anúncio foi feito durante o 1º Encontro Estadual de Pré-Certificação do Programa realizado recentemente no auditório do Cemforpe, em Mogi das Cruzes.

Da Redação

você pode gostar também