Atleta do AM conquista medalha de bronze em Pan-Americano Junior, no Peru

Luta Olímpica do Amazonas continua rendendo frutos. Desta vez, o atleta Daniel Nascimento conquistou bronze no Pan-Americano Junior, que foi realizado na cidade de Lima, no Peru, entre os dias 09 e 11 de junho. Com o status de ter conquistado a única medalha do país no estilo livre, o medalhista desembarcou em Manaus na madrugada desta quarta-feira. A delegação amazonense foi composta por seis lutadores.

Na primeira luta, Daniel foi superado pelo dominicano Alexander Pena. No combate pelo terceiro lugar, o brasileiro não deu chances ao colombiano Kevin Betancurt e venceu por 10 a 0. Com a medalha do amazonense, a seleção brasileira atingiu oito medalhas (quatro no estilo greco-romano, três do wrestling feminino e uma no estilo livre) e repetiu o número de conquistas da campanha 2016, em Barinas, Venezuela.

– Agradeço muito a Deus por ter subido no pódio e aos meus treinadores. Todos nós sabemos o quanto é difícil trazer uma conquista dessa, sendo o único do Estilo Livre a medalhar. Essa foi uma competição de nível muito alto e mostrar a nossa bandeira lá em cima do pódio é algo muito gratificante. Vou guardar para sempre este momento e minha meta será sempre evoluir, melhorar – destacou Daniel, de 18 anos, e que encarou a categoria 55 kg.

Para o presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva (Falle), professor Waldeci Silva, o resultado foi positivo e demonstra como o esporte vem crescendo cada dia mais.

– Conquistar um terceiro lugar no Pan, onde só tem feras, é algo que merece destaque, não é fácil, não é para qualquer um. Essa medalha foi muito merecida, sei o quanto ele batalhou e almejou essa conquista. Isso foi uma benção e agora ele vai continuar no foco para as próximas competições – completou Waldeci.

A delegação amazonense que embarcou para o Pan foi composta por Diane Martins, 19 (categoria 44 kg), Thalia Lopes, 19 (categoria 51 kg) e Andria Pimentel, 20 (categoria 60 kg). A equipe masculina envolveu Daniel Nascimento, 18 (categoria 55 kg), David Moreira,19 (categoria 66 kg) e Walter Junior, 18 (categoria até 84 kg), além do técnico Dagoberto Arbolaez.

Resultados dos amazonenses

Andria Pimentel até 59kg

Andria Pimentel também disputou o Pan Júnior no sistema todas contra todas. A brasileira terminou em quarto lugar com uma vitória por 5 a 2 sobre a porto-riquenha Abnelis Miranda, mas sofreu três derrotas que a tiraram da possibilidade de medalha.

Diane Martins até 44kg e Thalia Lopes até 51kg

Diane perdeu na primeira luta para norte-americana Charliette Hamer. Como Hamer não passou para final, Diane não foi para a repescagem. O mesmo aconteceu com Thalia Lopes, que não conseguiu avançar em sua primeira luta contra a argentina Evelyn Sosa. Como Sosa caiu na semifinal diante da canadense Jays Davis, a amazonense ficou impossibilitada de disputar a medalha de bronze.

David Moreira até 66kg

David Moreira chegou ao Pan-americano Júnior com o status de ter conquistado a medalha de prata no Pan-americano sênior, em Lauro de Freitas, Salvador, no mês de maio. David não conseguiu repetir o desempenho e caiu na estreia para o hondurenho Luis Rochez. Como Rochez avançou até a final, David voltou para repescagem mas acabou superado pelo colombiano Arbey Tovar (8 a 0).

Walter Júnior até 84kg

Walter Júnior parou no colombiano Carlos Mendez, mas viu o rival perder na rodada seguinte, impedindo-o de retornar para buscar a medalha de bronze

Da Redação

você pode gostar também