Exposição itinerante proporciona viagem à terra dos faraós

Promover uma viagem no tempo e levar adultos e crianças à terra dos faraós, por meio de um espetáculo de luzes e sons, e também de réplicas perfeitas das peças históricas resgatadas das areias do Saara. Essa é a proposta do Museu Egípcio Itinerante, a nova atração no Shopping Praça Nova.

O museu foi criado pelo artista plástico egípcio Essam Elbattal, que há mais de duas décadas estuda a história de uma das civilizações mais marcantes e interessantes da antiguidade. São mais de 200 peças, todas feitas artesanalmente, com uma impressionante riqueza de detalhes.

Entre as peças que mais chamam a atenção estão o sarcófago trono e biga de Tutancámon, uma réplica perfeita de uma múmia, deuses antigos Anúbis, que seria o responsável por conduzir as almas para o além, e inúmeros objetos religiosos e de adorno.

Há ainda papiros verdadeiros, para que os visitantes possam ver de perto essa espécie de papel feito a partir de uma planta comum às margens do rio Nilo. O papiro chama a atenção pela beleza e durabilidade, já que inúmeros fragmentos milenares chegaram até os dias de hoje.

De acordo com a gerente geral do Praça Nova, Andréa Bacalão, o museu está inserido na proposta cultural e artístico do empreendimento que, em 2016 ganhou, da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, o Troféu Odete Costa, na categoria Espaço Cultural.

O Artista e a exposição

Essam Elbattal é formado em artes plásticas pela Universidade do Cairo, e está radicado no Rio Grande do Sul a mais de 25 anos. A exposição criada por ele está em atividade há 21 anos, e já percorreu diversos estados do País, entre eles Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Só no Estado de São Paulo, a mostra já esteve em pelo menos cinco cidades.

DA REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também