Comitê Local de Segurança Viária é criado em Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba instituiu o Comitê Local de Segurança Viária, grupo que tem como missão apoiar e fortalecer ações locais do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O decreto foi publicado no diário oficial do município nesta terça-feira (6) e traz como integrantes servidores municipais das secretarias de Mobilidade Urbana, Saúde e Educação, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento de Estradas de Rodagem e do SEST/SENAT.

Os participantes deverão supervisionar, em conjunto com a Prefeitura, as ações locais do programa Movimento Paulista e recomendar metas e indicadores para o município, além de sugerir alterações das ações em curso, em caso de não estarem gerando resultados esperados. De acordo com a Prefeitura, um dos motivos para criar o grupo é o fato de estarmos na década de ações para a segurança no trânsito, estabelecida pela ONU como de 2011 a 2020. Da mesma forma, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito tem a mesma origem e busca reduzir pela metade as vítimas fatais nos acidentes até 2020.

De acordo com Reginaldo Frare, assessor executivo da Secretaria de Mobilidade Urbana e presidente do comitê, a expectativa para iniciar os trabalhos é positiva. “Já estamos no meio do ano e com registro de apenas quatro acidentes.

Queremos que a redução ocorra já neste ano, ainda que o plano seja para 2020”, diz. Frare afirma que o número de acidentes nas ruas da cidade foi de 24 no ano passado e que o objetivo é não chegar nem na metade. “Faremos análises dos locais das ocorrências desses acidentes para levantar se há necessidades de mudanças, como no tocante a sinalização, fiscalização e orientação”, afirma.

MAIO AMARELO

A medida faz com que o tema da segurança no trânsito permaneça na mente da população, uma vez que o mês de maio teve programação intensa voltada para o assunto. Foram realizadas diversas ações para abordar motoristas, ciclistas e também pedestres com o intuito de orientar os condutores para uma atitude de mais respeito e tolerância no trânsito.

Uma das atividades contou com a participação do presidente do Departamento Estadual de Trânsito – Detran-SP Maxwell Borges de Moura Vieira, que visitou Araçatuba para falar com prefeitos da região e distribuir panfletos em cruzamentos movimentados da cidade.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também