Saúde de Andradina lança programa Hora Certa

A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Andradina vai implantar o Programa Hora Certa que ampliará o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e estabelecerá novos critério de consultas médicas e odontológicas agendadas.

O Hora Certa é mais uma ação do Programa Nova Saúde – Humanização que propiciará uma nova organização nos serviços ofertados aos cidadãos. Durante o lançamento na segunda-feira (05), a prefeita Tamiko Inoue destacou a importância do programa.

“Nos últimos anos o Governo de Andradina conseguiu a reestruturação de todas as unidades e agora estamos em uma nova fase de oferecer um serviço cada vez mais humanizado”, ressalta Tamiko explicando que Andradina, antes mesmo de inaugurar a UBS do Jardim Europa, já está dentro dos critérios do Ministério da Saúde que prevê uma unidade para cada 12 mil habitantes – hoje o município tem 1 para cada 11 mil.

O atendimento das Unidades será estendido das 7h às 20h facilitando o acesso aos serviços, especialmente aos trabalhadores. Outro ponto de mudança é o agendamento das consultas que será feita a cada 15 minutos. O paciente deverá chegar 15 minutos antes do horário marcado para seu atendimento.

“Todas as Unidades Básicas de Saúde ofertarão serviços de médicos clínicos, pediatras, ginecologistas e dentistas. Os médicos clínicos e dentistas atenderão de segunda a sexta-feira das 7h às 20h na própria UBS”, explica o secretário de Saúde, Marcelo Gimenez.

Os pediatras e ginecologistas atenderão em dias e horários a serem marcados, também nas próprias UBS, obedecendo a critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). “As unidades contam ainda com atendimento de retaguarda, com o apoio de outros profissionais como: oftalmologista, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e fisioterapeutas”, completa a secretária-adjunta de Saúde, Cassia Miguel.

As primeiras unidades a participarem do programa são a “Doutor Eduardo Francischini. Char”, do bairro Benfica, e a “Doutor Mário Roberto Marinho”, do bairro Santa Cecília. O novo atendimento começa nesta quinta-feira (8). As demais UBS serão qualificadas como Unidades Hora Certa ainda durante o mês de junho.

Segundo Gimenez as medidas também possibilitarão que ações programadas como mutirões de exame preventivo, acompanhamento de condicionalidades do Programa Bolsa Família entre outras, sejam desenvolvidas, alcançando maior parcela da população com melhores resultados. Ele também destaca que a secretária de Saúde vai disponibilizar o e-mail saudehoracerta@andradina.sp.gov.br, para tirar dúvidas da população em geral.

Da Redação

você pode gostar também