Onda de frio provoca a menor temperatura do ano em Araçatuba

Como antecipado pelo jornal O LIBERAL no começo da semana, a região recebeu a onda de frio mais gelada de 2017.

O amanhecer desta sexta-feira (2) foi o mais frio do ano até agora em todo o estado de São Paulo, afetando praticamente todas as cidades do estado.

Em Araçatuba, a temperatura mínima chegou aos 9,9°C, segundo dados do Ciiagro (Centro Integrado de informações Agrometeorológicas).

“Foi não apenas a menor temperatura do ano, mas a menor também desde 23 de agosto de 2016, há mais de 9 meses”, disse o meteorologista Bruno Maon, responsável pelas previsões e coleta de dados a pedido da reportagem.

Outras cidades da região também tiveram bastante frio: Auriflama registrou 10,1°C e em Andradina fez 10,9°C, também de acordo com as medições do Ciiagro.

Na rede de estações da UNESP, as temperaturas mínimas ficaram em 10,3°C em Itapura, 10,9°C em Ilha Solteira, 11,1°C em Pereira Barreto e 11,2°C em Sud Menucci.

Já nas estações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) as temperaturas chegaram a 9,9°C em Lins e 10,9°C em Três Lagoas.

A estação de Valparaíso apresentou falhas durante a madrugada e início da manhã e por isso não foi possível apurar qual a menor temperatura registrada.

SÁBADO AMANHECE FRIO

De acordo com as previsões meteorológicas, hoje ainda faz frio pela manhã e algumas cidades inclusive podem ter temperatura um pouco menor que a registrada nesta sexta-feira.

“De maneira geral o sábado começa com temperaturas entre 9°C e 12°C pela região. A massa de ar frio perde força ao longo do dia, o sol brilha forte e esquenta à tarde. Apesar disso, volta a esfriar um pouco durante a noite”, disse Maon.

DOMINGO COM CALOR

Bruno Maon explicou que, com o enfraquecimento do ar polar sobre a região, o que passa a predominar é uma massa de ar quente e seco.

Por isso, a partir de amanhã a expectativa é de tardes com calor bem acima do normal para esta época.

Em Araçatuba a temperatura deve chegar aos 32°C durante a tarde deste domingo (4), uma elevação de mais de 20°C em relação ao frio de sexta-feira (2). Em Ilha Solteira e Andradina pode fazer até 33°C. O calor continua ao longo da semana, ainda com temperaturas entre 30°C e 33°C durante as tardes.

“As noites terão friozinho em torno de 15°C a 18°C. Não há expectativa de chuva pelo menos até a sexta-feira (9). No próximo fim de semana volta a chover e a temperatura entra em queda”, adiantou o especialista.

KAIO ESTEVES – Araçatuba

FRIO ARAÇATUBA – KAIO ESTEVES (34)

TERMÔMETRO – Depois de chegar a 9,9 graus, a temperatura vai atingir 32 graus no domingo à tarde

você pode gostar também