Frente fria deve atingir a região e trazer maior frio do ano no fim de semana

O araçatubense já pode preparar a jaqueta, casacos e cobertores para o fim de semana. Após um maio com temperaturas acima da média, o último dia do mês finalmente trará mudanças e, provavelmente, a maior onda de frio do ano para a região a partir de hoje. As informações são do meteorologista Bruno Maon, da Climatempo.

Maon explicou que uma frente fria que se formou ontem (30) no Sul do Brasil avança hoje (31) em direção ao estado de São Paulo. Em Araçatuba deve fazer 8ºC no fim de semana, assim como em outras cidades da região como Penápolis e Valparaíso.

O dia já deve amanhecer com chuva na região de Presidente Prudente e também em outros locais que ficam próximos a divisa com o Paraná.

Na região de Araçatuba, as nuvens dessa frente fria vão chegar a partir da tarde, primeiro por Andradina e Ilha Solteira e depois se deslocando para as outras cidades.

“Apesar do aumento de nebulosidade, não há expectativa de muita chuva. A maioria das cidades terá apenas chuva fraca e rajadas de vento. A medida que a frente fria for avançando pela região ela provocará queda de temperatura”, disse.

FRIO A PARTIR DE HOJE

O frio será mais sentido a partir da noite de hoje (31). Amanhã (1º) o dia ainda começa com céu bem nublado. Pode ter chuva leve pela manhã, mas à tarde já não chove mais.

“Com a entrada do ar frio de origem polar, a tendência é de temperatura baixa durante toda a quinta-feira. Deve ser a tarde mais fria do ano até agora na região, com temperaturas em torno de 15°C a 20°C nos horários mais quentes do dia. A sensação será de mais frio, por conta dos ventos. O sol pode aparecer a partir do meio da tarde, mas ainda com muitas nuvens. O céu vai limpar a noite, favorecendo assim uma queda ainda maior de temperatura”, explicou o especialista.

Maon disse que a madrugada de quinta (1º) para sexta-feira (2) promete ser a mais gelada do ano.

O dia deve amanhecer com apenas 8°C em Araçatuba, 6°C em Valparaíso e 9°C em Penápolis.

“Desde 23 de agosto do ano passado não faz tanto frio na região. Mas o sol vai predominar o dia todo e a temperatura à tarde fica agradável. Máxima prevista de 21°C em Araçatuba e 23°C em Ilha Solteira. Á noite volta a esfriar bastante. O sábado (3) vai começar com 11°C em Araçatuba, 9°C em Valparaíso e 13°C em Andradina. O sol brilha forte o dia todo, entre poucas nuvens e já esquenta mais à tarde, com 25°C em Araçatuba e 27°C em Pereira Barreto”.

A massa de ar frio perde força no domingo e o calor volta com tudo. As temperaturas vão ficar acima dos 30°C durante as tardes no início da próxima semana.

KAIO ESTEVES – Araçatuba

você pode gostar também