Conheça o pilates e os benefícios para o corpo

Da Redação, Araçatuba/SP

O pilates nasceu através do alemão Joseph Pilates, com o objetivo de unir e equilibrar a mente e corpo sem priorizar músculos específicos, ou seja, o corpo é trabalhado como um todo. Os movimentos do pilates envolvem alongamentos com força e elasticidade, que além de melhorar a coordenação motora ajuda a combater a ansiedade e o estresse, por isso que cresce a procura de pessoas interessadas no pilates principalmente aquelas que não são muito adeptas da academia convencional.

Uma das características do pilates é trabalhar a concentração e o controle da respiração, isso ajuda a manter o controle melhor do corpo  e permite que os movimentos sejam executados com eficácia. Geralmente o exercício pode ser feito em colchonetes ou através de equipamentos específicos, mas sempre com o auxílio de um profissional.

Além de ajudar no combate ao estresse e ansiedade como citamos acima, a prática do pilates também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a emagrecer, a aumentar a elasticidade do corpo, corrige a postura e ameniza dores, principalmente nas costas. O pilates também ajuda a estimular a coordenação motora e para pessoas com osteoporose pode ajudar a prevenir fraturas.

A prática do pilates também pode ajudar no tratamento de pessoas que sofrem com a fascite plantar, que é um dos principais problemas de quem sofre com dores nos pés. A fascite plantar é uma inflamação na fascia plantar, que é um tecido localizado na planta do pé e acontece após uma sobrecarga contínua, por isso é muito comum atingir atletas, dançarinos e pessoas com a pisada incorreta. No combate à fascite plantar o pilates ajuda a fortalecer a região afetada a distribuir melhor o peso e evitar a sobrecarga nos pés.

O pilates está cada vez mais popular e acessível para diferentes públicos, e pode ser praticado tanto por crianças como idosos.

você pode gostar também