LR1
O que você
busca?
BUSCAR
Etc
postado em 6/09/2016 às 10h03min

Cem anos da família Dionísio no Brasil

Em 1916, o português Manoel Mendes Dionísio chegava ao Brasil com sua esposa e seus cinco filhos, dentre os quais, José Dionísio
Da Redação - Araçatuba
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra
Os irmãos Manoel Francisco Dionísio, Maria Margarida Dionísio e José Dionísio Filho estão hoje à frente da concessionária (Foto: Reprodução)

A vinda da família Dionísio ao Brasil completa um século este ano. Em 1916, o português Manoel Mendes Dionísio chegava ao Brasil com sua esposa e seus cinco filhos, dentre os quais, José Dionísio. É justamente este nome que entrará para a história regional como referência no mercado automobilístico.

José Dionísio nasceu na cidade portuguesa de Leiria, a 22 quilômetros de Fátima. Ele era adolescente quando a família se mudou para o Brasil. Após algum tempo morando em Bauru, ouviram falar da promissora região de Araçatuba. Foi então que decidiram rumar mais para o interior e ajudar a escrever algumas páginas da história do Oeste Paulista.

Com 20 anos de idade, José Dionísio, com ânsia de criar sua própria vida e com muitas ideias em sua cabeça, começou a trabalhar em uma serraria. No entanto, seu objetivo já era o de ter o próprio negócio. Em 1928, ele adquiriu uma jardineira (ônibus), vislumbrando um grande negócio transportando peões e mercadorias.

Em biografia publicada pelo escritor Ventura Picasso, consta que ele saía com passageiros de Araçatuba para Guararapes, Rubiácea, Caramuru, Bento de Abreu, Valparaíso, Aguapeí e Lavínia. Viagem ida e volta, na chuva ou no seco.

PIONEIRISMO
Em 1935, como um visionário e acreditando no potencial de Araçatuba, Dionísio abriu um posto de serviços e oficina. Três anos mais tarde, transformou sua empresa em limitada, trabalhando ainda com oficina e venda de peças. Em 1945, foi nomeado concessionário Chevrolet.

Na história do fundador, consta que José era um apreciador da música, sendo possível ouvir na casa dele, diariamente, piano, violino e acordeão. Com grande festa ele foi recebido em Detroit (EUA), na fábrica matriz da GM, na época, a maior do mundo.

IRMÃOS DIONÍSIO
Em 1983, após três anos do falecimento do fundador, seus filhos - o economista José Dionísio Filho, o administrador Manoel Francisco Dionísio e a administradora Maria Margarida Dionísio - assumiram a diretoria da empresa. Numa gestão moderna, que já previa o crescimento de Araçatuba e demais cidades da região, a empresa inaugurou em 1985 um novo prédio, assumindo a identidade de J. Dionísio Veículos.

Localizadas em uma área privilegiada, na avenida Joaquim Pompeu de Toledo, as instalações atuais passam por constantes atualizações para oferecer ao cliente um atendimento de alto nível, informou a diretoria. Hoje, na avenida Joaquim Pompeu de Toledo, a concessionária J. Dionísio é uma referência para o segmento.

"Nossa família se orgulha por fazer parte da história e por pertencer ao município de Araçatuba, e continuaremos trabalhando para ajudar essa terra a evoluir cada vez mais", disseram os irmãos Dionísio.

Espalhe essa notícia
|
0 Comentários Comentários
Comentar Comentar
LR1 Siga-nos no Siga-nos no Twitter Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Orkut SRC na WEB   |   Anuncie no Lr 1   |   Fale com o Lr 1   |   Privacidade   |   Faça do Lr 1 a sua página inicial WTC Brasil Todos os direitos reservados - 2010 Jornal O Liberal Regional