LR1
O que você
busca?
BUSCAR
Etc
postado em 23/08/2016 às 09h58min

O Liberal Regional faz história

Os 15 anos do jornal, completados este mês, são um convite para relembrar alguns fatos que ajudaram a formar a memória recente da região
Da Redação - Araçatuba
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra
História recente da região teve papel de destaque nas páginas do jornal O LIBERAL REGIONAL (Foto: Antônio Crispim/Reprodução)

Com 15 anos de história, completados este mês, o jornal O Liberal Regional tem em cada uma de suas páginas as características de representar os interesses da região e levar aos seus leitores as principais notícias do dia. Por isso, folhear as primeiras edições do impresso é um convite a relembrar fatos que marcaram a comunidade nas mais diferentes áreas.

Em sua primeira edição, no dia 14 de agosto de 2001, O Liberal nascia em meio aos primeiros capítulos do caso "Banco Interior", que mais tarde culminaria com a cassação do então prefeito Jorge Maluly Netto (já falecido). Na capa, um dos destaques daquele dia era a recusa de um pedido de Comissão Processante na Câmara dos Vereadores.

Já no segundo dia da história de O Liberal, os leitores eram apresentados à seção "Olho Vivo", que traz os bastidores da política, primando por dar voz ao debate de ideias. O espaço é mantido até os dias de hoje.

Ao folhear as páginas das primeiras edições, o leitor também se depara com algumas figuras que já faleceram, mas cujo trabalho é lembrado até hoje. É o caso do sindicalista Manoel José de Oliveira Pereira, que comandou por muitos anos o Sisema. Na edição do dia 15/08/2001, ele informava ter ingressado com ação na Justiça para manter direito a faltas abonadas na Prefeitura.

A PAUTA É...
O trânsito é um tema que sempre costuma gerar muita leitura. Tanto que, desde os primeiros exemplares, figurou com destaque nas capas do O Liberal. Em 16/08/2001, a Prefeitura preparava um pacote de mudanças ao setor, incluindo a transformação da rua Marcílio Dias em mão dupla.

O compromisso de estimular a economia regional é outra bandeira histórica do jornal. Das grandes e médias empresas, praticamente nenhum investimento expressivo na região ficou de fora do noticiário. No dia 17/08/2001, dose dupla na capa: a Parmalat investia em Araçatuba e a Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba) reinaugurava a sua sede, no Centro.

E, se no Esporte os leitores encontram um noticiário com informação de qualidade local e internacional, alguns fatos mais antigos merecem atenção. As edições de agosto de 2001 tiveram, dentre os assuntos, cobertura da Fórmula-1, no momento em que Michael Schumacher deixava os competidores para trás - incluindo o então companheiro de escuderia, o brasileiro Rubens Barrichello.

Sobre as grandes obras que estavam na "boca do povo", o mês em que O Liberal iniciou sua história foi marcado pela inauguração do CR (Centro de Ressocialização), com a proposta de integrar sentenciados à comunidade. Ainda naquela época, uma das lutas era para acabar com o antigo lixão.

MUDANÇAS

A primeira fase do jornal começou em agosto de 2001. Já em julho de 2003 teve início a segunda fase, sob o controle do SRC (Sistema Regional de Comunicação). Neste período o Brasil e Araçatuba passaram por várias mudanças. O jornal também mudou. Foram dois parques gráficos e o trabalho de penetração regional.

O jornal acompanhou o desenvolvimento econômico, mas também acompanhou os desafios que se repetem, como a preocupação com a dengue, a violência e as mortes no trânsito.

Espalhe essa notícia
|
0 Comentários Comentários
Comentar Comentar
LR1 Siga-nos no Siga-nos no Twitter Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Orkut SRC na WEB   |   Anuncie no Lr 1   |   Fale com o Lr 1   |   Privacidade   |   Faça do Lr 1 a sua página inicial WTC Brasil Todos os direitos reservados - 2010 Jornal O Liberal Regional