LR1
O que você
busca?
BUSCAR
Esportes
postado em 28/07/2013 às 12h17min

Hamilton vence a 1º na temporada 2013 da F1

POR JOÃO LUIZ - ESPECIAL PARA O LR1
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra
Divulgação

 Foi realizada nesta manhã o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, no tradicional autodromo de Hungaroring, na capital Budapeste. Marcada por ser uma pista estreita e com muitas curvas que anulam o vácuo, muito necessário para se fazer ultrapassagens, suas provas sempre tem um tom muito peculiar e marcante: o sono! Sim, muitas vezes ela da sono!

Como a Europa esta no meio de seu forte verão, a prova foi realizado debaixo de uma “lua” de mais de 30º, sendo que na pista a temperatura superava os 40º. Com isso, a estrategia de box seria determinante, uma vez que os pneus sofreriam além do normal. Agarrado nisto e aliando um pouco de sorte, o inglês Lewis Hamilton manteve a escrita: fez a pole e venceu a prova. Em segundo fechou o brilhante finlandes Kimi Raikkonen, da Lotus, e logo atrás o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que mantém a liderança do campeonato.

Logo no início de prova, ainda na 1º volta, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, saiu da pista na curva 4, e ao voltar acabou acertando a traseira da Mercedes do alemão Nico Rosberg, que levou a pior, perdendo muitas posições. Massa teve avaria em seu bico, mas não era ele determinante para sua performance. Não andou bem na Hungria, foi discreto, até demais em dados momentos, por isso sua 8º posição se fez até bem merecida pelo que fez, ou talvez não tenha feito.

O ponto alto da corrida foram as dipustas de Romain Grosjean em cima do inglês Jenson Button (2 vezes!) e Massa. Na primeira, na longa curva 5, Grosjean deu leve espalhada em cima de Button, isso ainda na primeira metade da prova. O espaço era suficiente para Button continuar na pista, mas o inglês decidiu forçar sua posição sobre Grosjean. Resultado: toque entre eles e investigação dos comissários após a prova. Na segunda oportunidade, já a menos de 25 voltas para o final, ele efetivou uma bela ultrapassagem na curva 2, aproveitando que Button fez a curva por fora.

Já sobre Massa, a manobra rendeu muita revolta devido uma punição. Na curva 4, ele passou por fora e utilizou uma área da zebra que existe justamente para o carro passar em alguns casos. Os comissários entenderam que a manobra dele foi ilegal e lhe aplicaram um Drive Trough, passagem pelo box. A revolta de Grosjean perguntando o motivo era nítida, e de quem assistia a corrida também, nas redes sociais. Manobra limpa e muito bonita, mas a F1 dos novos tempos, ultrapassar é algo feio, ilegal. “É Proibido Ultrapassar”! Antes da punição, ele disputava a liderança com Vettel e Hamilton, mas ao paga-la, ele ainda voltou em 6º.

ZONA DE PONTOS
A boa prova de Raikkonen, administrando bem o consumo de pneus e saindo de 6º para 2º, contrastou também com a performance do australiano Mark Webber. Teve problemas em sua qualificação e largou apenas em 10º. Andou forte durante boa parte da prova e antes da metade já era líder. Nas paradas de box, conseguiu salvar uma ótima 4º posição. Os pílotos que pontuaram a partir de Webber foram: 5) Alonso ESP – Ferrari; 6) Grosjean FRA – Lotus; 7) Button ING – McLaren; 8) Massa BRA – Ferrari; 9) Perez MEX – McLaren. Faço aqui a menção honrosa ao 10° lugar do venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, dando o primeiro ponto da equipe na temporada. A equipe comemorou o fato pelo seu twitter oficial, o que mostra como a draga está grande. Equipe que já venceu mundial de F1, comemorando seu primeiro ponto na metade da temporada. É...

O campeonato tem novo vice líder, Kimi Raikkonen, e está desta forma:

1) Vettel ALE – Red Bull 172
2) Raikkonen FIN – Lotus 134
3) Alonso ESP – Ferrari 133
4) Hamilton ING – Mercedes 124
5) Webber AUS – Red Bull 105
7) Massa BRA – Ferrari 61

A F1 entra em seu período de férias, e volta apenas daqui a 1 mês, no dia 25 de Agosto, com o GP da Bélgica, direto de Spa-Framcorchamps.

Espalhe essa notícia
|
0 Comentários Comentários
Comentar Comentar
LR1 Siga-nos no Siga-nos no Twitter Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Orkut SRC na WEB   |   Anuncie no Lr 1   |   Fale com o Lr 1   |   Privacidade   |   Faça do Lr 1 a sua página inicial WTC Brasil Todos os direitos reservados - 2010 Jornal O Liberal Regional