LR1
O que você
busca?
BUSCAR
Nossa Cidade
postado em 19/03/2017 às 05h06min

Editorial: crise de confiança

Da Redação - Araçatuba
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra


Na sexta-feira o Brasil foi surpreendido por mais uma megaoperação da Polícia Federal. Desta vez mais de mil agentes não estavam atrás de desvio de dinheiro ou de concorrência fraudulenta. Mas, o problema era igualmente sério. A Operação Carne Fraca investiga adulteração de produtos alimentícios ou adição de material não recomendável. Por si só o problema já seria extremamente grave. Porém, conseguiu ser ainda maior pelas empresas envolvidas. Grupos que detém importantes marcas no mercado nacional e que eram vistas como referência pelo consumidor, como Seara, Perdigão, Sadia, JBS/Friboi, entre outras, foram apontadas como responsáveis por práticas condenáveis. Empresas que eram sinônimo de qualidade no consumo como a Perdigão e Sadia envolvidas em ações comprometedoras.

Os problemas apontados, se forem confirmados, atingem uma extensa cadeia, desde a produção, no campo, até a mesa do consumidor. O produtor vai sofrer pela queda no consumo e consequentemente o preço. O consumidor perde a referência de determinados produtos e já há quem fala em mudar os hábitos alimentares. A pecuária como um todo será atingida. O Brasil durante muito tempo vem buscando ampliar a sua participação no mercado internacional. Trata-se de um processo lento, pois é preciso conquistar a confiança dos clientes. Um fato como este pode comprometer anos de trabalho e representar o retrocesso na relação comercial com outros países. Os envolvidos não tinham a dimensão exata do que isso pode representar para o país.

Em termos de saúde pública os problemas apontados podem não ter um efeito tão negativo. Mas do ponto de vista de mercado, o estrago foi feito e estas empresas terão muita dificuldade em recuperar a confiança do consumidor. Por isso, todo o caso deve ser minuciosamente investigado e dar ampla divulgação à sociedade. Trata-se de um problema que atinge diretamente milhões de consumidores em todas as regiões do país e que consomem tais produtos. Estas empresas e pessoas envolvidas devem pagar pelo erro cometido. Os danos já foram causados, tanto na saúde como na economia. O consumidor ainda está de "ressaca" por tudo que ficou sabendo. Agora vai digerir as informações.

Espalhe essa notícia
|
0 Comentários Comentários
Comentar Comentar
LR1 Siga-nos no Siga-nos no Twitter Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Orkut SRC na WEB   |   Anuncie no Lr 1   |   Fale com o Lr 1   |   Privacidade   |   Faça do Lr 1 a sua página inicial WTC Brasil Todos os direitos reservados - 2010 Jornal O Liberal Regional