LR1
O que você
busca?
BUSCAR
Nossa Cidade
postado em 18/03/2017 às 10h24min

Câmara vota nesta segunda-feira Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Itens importantes estão no projeto, como a regularização do 'tuk-tuk' para transporte de passageiros
Kaio Esteves - Araçatuba
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra
Plano de Mobilidade enumera várias melhorias para o trânsito de Araçatuba (Foto: Arquivo O Liberal)

A Prefeitura de Araçatuba reenviou à Câmara Municipal, para discussão e votação, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que estabelece medidas importantes para o transporte coletivo da cidade.

O projeto será discutido e votado pelos vereadores nesta segunda-feira (20), durante a 7ª sessão ordinária, a partir das 19h30.
A aprovação do plano, que tem 177 páginas, é necessária para que a prefeitura consiga, por exemplo, abrir uma licitação para o serviço de transporte coletivo na cidade.

O plano chegou a ser enviado pelo governo Cido Sério, mas foi rejeitado duas vezes pela Casa. Como a maioria dos vereadores da legislatura passada era da oposição, em uma manobra legal, o texto foi rejeitado para que pudesse ser editado pela administração atual.

A TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) realiza o serviço na cidade há mais de quatro décadas. A empresa continua operando na cidade, mas com contrato emergencial assinado pela segunda vez, já que o período de concessão previsto em contrato chegou ao fim. O texto ainda enumera novas exigências estruturais à empresa que vencer a licitação pregão e for operar na cidade.

TUK-TUK
O projeto pede a regularização do serviço de transporte de passageiros com triciclos, o chamado 'tuk-tuk', que opera na cidade clandestinamente há mais de dois anos.

Protestos já foram organizados em 2016 por trabalhadores da categoria, ainda quando Carlos Hernandes estava como prefeito da cidade, pedindo que o serviço fosse regulamentado, mas eles continuam trabalhando sem o aval do poder público.

AVENIDAS
O texto sugere também que obras de continuação em avenidas importantes da cidade como a Joaquim Pompeu de Toledo, Café Filho, Dois de Dezembro, Abraão Buchala e João Arruda Brasil, além do retorno dos radares móveis para fiscalizar o excesso de velocidade nas principais avenidas da cidade. Há, ainda, a sugestão para a instalação de guard-rail em toda a extensão de desnível da Rua dos Fundadores e em outros pontos de Araçatuba que têm o mesmo problema.

O Plano de Mobilidade Urbana de Araçatuba foi criado pela Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade e encaminhado para a Câmara no dia 15 de outubro de 2015. A previsão, anteriormente, era ter finalizado o projeto até abril daquele ano, mas os vereadores rejeitaram o texto mais de uma vez e reenviaram para a prefeitura, travando, assim, a programação da administração anterior.

Espalhe essa notícia
|
1 Comentários Comentários
Comentar Comentar
Marcelo

18/03/2017
16h38
Tuk Tuk é coisa da ìndia! Araçatuba no terceiro mundo! Um absurdo!Isso não pode passar!
0        0  
LR1 Siga-nos no Siga-nos no Twitter Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Orkut SRC na WEB   |   Anuncie no Lr 1   |   Fale com o Lr 1   |   Privacidade   |   Faça do Lr 1 a sua página inicial WTC Brasil Todos os direitos reservados - 2010 Jornal O Liberal Regional