LR1
O que você
busca?
BUSCAR
Nossa Cidade
postado em 30/10/2016 às 09h18min

Alunos de Araçatuba participam de congresso científico

Estudantes da rede pública fizeram pesquisas nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas
Da Redação - Araçatuba
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra
Alunos posam para foto com seus pôsteres e certificados obtidos em Adamantina (Foto: Divulgação)

Estudantes da rede pública de ensino de Araçatuba descobriram na pesquisa uma forma de encontrar respostas para desafios do cotidiano. Neste mês, alunos da escola estadual Professor Jorge Corrêa levaram oito trabalhos para congresso de iniciação científica em Adamantina.

Os alunos do ensino médio participam do novo ensino integral. Neste programa, além das matérias tradicionais no currículo, eles têm a possibilidade de escolher alguns conteúdos para a sua formação. Uma das opções feita por eles se deu pela área "Escrevendo Ciências".

A professora de química Andréa Maru Oliveira conta que, ao longo do ano, os alunos foram buscando temas da sua realidade e de seu interesse, mas com uma visão e critérios científicos. Após isso, fizeram a leitura de artigos e iniciaram a escrita de seus próprios trabalhos. Por fim, houve a confecção de pôsteres.

Os temas abordaram assuntos que estão na pauta social do País, como a questão "Aborto, até onde proibir?" e "Análise didática: Escolas do sistema público brasileiro", dentro da área de ciências humanas. Já no campo das ciências exatas e biológicas, os estudantes apostaram em assuntos como "Ácido Ascórbico (vitamina C)" e "Orçamento doméstico", por exemplo.

APRESENTAÇÃO
No dia 19 de outubro, a turma teve suas produções avaliadas pela banca do CicFai Júnior (Congresso de Iniciação Científica Júnior) do Centro Universitário de Adamantina. O nervosismo ficou de lado para que fosse possível demonstrar todo o conhecimento adquirido nestes vários meses de pesquisa.

Além de Andréa, as produções contaram com as orientações dos professores Sílvio Cecato (matemática), Sueli Garcia (língua portuguesa) e Ana Cristina Ferraz (inglês). No ano passado, a escola também participou do congresso, levando a apresentação de dois trabalhos. A participação rende certificados.

"Com esta ação, conseguimos mostrar aos alunos a importância da iniciação científica para a vida acadêmica. Isso será muito útil para eles no decorrer do curso superior", disse Andréa. Os alunos têm de 17 a 18 anos de idade, e todos deverão ingressar em faculdades, já em 2017.

Espalhe essa notícia
|
0 Comentários Comentários
Comentar Comentar
LR1 Siga-nos no Siga-nos no Twitter Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Orkut SRC na WEB   |   Anuncie no Lr 1   |   Fale com o Lr 1   |   Privacidade   |   Faça do Lr 1 a sua página inicial WTC Brasil Todos os direitos reservados - 2010 Jornal O Liberal Regional